FÍSICA

Voltar para o início

Nome do programa: Programa de Pós-graduação em Física

Unidade acadêmica: Instituto de Ciências Exatas

Área de conhecimento: Ciências Exatas e da Terra

Site do programa: http://lilith.fisica.ufmg.br/~...

Plataforma Sucupira: https://sucupira.capes.gov.br/...

Descrição:

Desde que foi criado, em 1966, o mestrado em Física da UFMG tem como objetivo central a formação, em alto nível de excelência, de mestres em física que sejam capazes de atuar de forma criativa e independente tanto na pesquisa quanto no ensino superior. Para tanto, o Programa oferece boa infraestrutura, seleção de um corpo docente cada vez mais qualificado, produtivo e de projeção internacional, além de um ambiente de discussão científica e de circulação de ideias.

Os egressos do curso têm sido absorvidos no mercado de trabalho rapidamente e são frequentemente aprovados em concursos públicos de universidades federais e estaduais, institutos de pesquisa e empresas. Uma parcela dos egressos atua em instituições de pesquisa no exterior como pós-doutorandos ou pesquisadores contratados.

Com nota máxima (7) na avaliação da Capes, o mestrado encontra-se firmemente consolidado há vários anos, tendo ultrapassado seis centenas de dissertações defendidas até o fim de 2016.

O curso se beneficia das diversas atividades realizadas no âmbito do Programa, como a Escola de Inverno de Física, promovida há 20 anos, normalmente no mês de julho, com a participação de estudantes de diversas instituições do país. O evento tem como objetivo divulgar a pesquisa e a pós-graduação da UFMG nessa área e atrair novos talentos para a pesquisa na Universidade. 

Código do curso: 1851

Período da versão: 2023/2

Modalidade: ACADÊMICO

Nível: MESTRADO

Titulação conferida: MESTRE EM FÍSICA

Vagas: Ano Total 1º semestre 2º semestre
2023 112 56 56
2024 112 56 56

Créditos para integralização: 10

Semestres para integralização:

Mínimo: 2

Máximo: 5