CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - FISIOLOGIA E FARMACOLOGIA

Voltar para o início

Nome do programa: Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas: Fisiologia e Farmacologia

Unidade acadêmica: Instituto de Ciências Biológicas

Área de conhecimento: Ciências Biológicas

Site do programa: http://www.pgfisfar.icb.ufmg.b...

Plataforma Sucupira: https://sucupira.capes.gov.br/...

Descrição:

Criado em 1972, o mestrado em Ciências Biológicas: Fisiologia e Farmacologia da UFMG desenvolve pesquisas que abordam aspectos fisiológicos, farmacológicos, bioquímicos e moleculares de temas variados. Desde a sua criação, mantém como objetivo principal propiciar a qualificação de um profissional com formação multidisciplinar, capaz de competir no mercado nacional e internacional na área das ciências fisiológicas.

Além de desenvolver pesquisas científicas na fronteira do conhecimento, o Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas: Fisiologia e Farmacologia está envolvido em pesquisas tecnológicas de novos medicamentos. As competências adquiridas na área tecnológica levaram à obtenção de várias patentes internacionais.

A qualificação do corpo docente, a infraestrutura dos laboratórios e a diversidade de linhas de pesquisa, com suas múltiplas abordagens, têm contribuído para o bom nível de formação dos estudantes do Programa, que se beneficiam também de treinamentos em atividades docentes e científicas, com grande interação entre diferentes grupos de pesquisa. Levantamento sobre os egressos mostrou que a maioria atua em instituições de ensino superior públicas no país.

O Programa oferece, ainda, atividades com a participação dos estudantes que visam enriquecer a formação acadêmica, como encontro anual de pesquisa em fisiologia e farmacologia, treinamento em orientação científica, seminários de pesquisa, simpósios e workshops nacionais e internacionais e o tradicional Curso de Verão de Fisiologia e Farmacologia, ministrado pelos alunos do Programa para estudantes de graduação de todo o país. 

Código do curso: 2154

Período da versão: 2023/2

Aprovação: 16/06/2023

Modalidade: ACADÊMICO

Nível: MESTRADO

Titulação conferida: MESTRE EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Vagas: Ano Total 1º semestre 2º semestre
2023 30 30 0
2024 30 30 0

Créditos para integralização: 24

Semestres para integralização:

Mínimo: 2

Máximo: 6