Evento acadêmico

Abertas inscrições para congresso que discute ensino a distância

O grupo Texto Livre, da Faculdade de Letras da UFMG, recebe inscrições, até 31 de maio de 2021, para curso destinado a professores interessados em participar da próxima edição do UEaDSL, congresso on-line (assíncrono) gratuito que põe em debate temas relacionados a universidade e educação a distância.

A programação inclui conferências, mesas-redondas e debates de artigos curtos, com até seis laudas. Os trabalhos avaliados com nota superior a 70% durante sua produção são publicados nos anais do evento.

Docentes da educação básica ou superior devem se inscrever pela plataforma de eventos do grupo. O curso, gratuito, será ministrado virtualmente de 1º a 29 de junho e conferirá certificado de 80 horas aos alunos que participarem de todas as atividades propostas.

Durante as aulas, os docentes vão conhecer a dinâmica do evento e as funcionalidades do ambiente em que o UEaDSL será ministrado, além de contar com lições sobre software livre, tecnologias aplicadas ao ensino e Recursos Educacionais Abertos (REA), materiais de utilização e adaptação livres.

Os professores que atuam na educação básica também receberão sugestões sobre o tipo de produção escrita a que seus alunos poderão se dedicar. O congresso mantém um espaço exclusivo, a Feira de Saberes, para a apresentação de trabalhos por estudantes matriculados nesses níveis de ensino.

Participações
O UEaDSL admite várias formas de participação de acordo com perfil, disponibilidade e interesse: autores de trabalhos, professores responsáveis acompanhados por turmas, coordenadores de mesa, pareceristas e ouvintes. Em todas as modalidades, a participação é voluntária e vale certificado.

Atualizações do evento podem ser acompanhadas em sua página no Instagram. Outras informações podem ser solicitadas pelo e-mail ueadsl.sec@textolivre.pro.br.