Busca de tratamentos para a covid-19 é tema do UFMG Talks desta quinta
Em quatro meses, o Brasil saltou de um caso para mais de 1,5 milhão de ocorrências de covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus. O país é o
segundo do mundo em número de mortes e registros de contaminações, atrás apenas dos Estados Unidos. Desde o início, há uma corrida pela imunização e tratamentos seguros e eficazes, mas configurou-se também um fenômeno que a Organização Mundial de Saúde (OMS) chama de infodemia: informações sem fundamentação científica com promessas de cura circulando principalmente pelas redes sociais. O que fazer diante desse ambiente de desinformação?
Para mostrar um panorama dos medicamentos, pesquisas e ações que buscam caminhos para o enfrentamento da pandemia de covid-19, o UFMG talks em casa recebe, nesta quinta-feira, dia 9 de julho de 2020, a partir das 19h, os professores Unaí Tupinambás e Tom Ribeiro, do Departamento de Clínica Médica da UFMG.
O UFMG talks em casa tem duração de uma hora e será transmitido ao vivo no canal da TV UFMG no YouTube e na página do CCBB BH no Facebook. Após a apresentação, os convidados responderão a perguntas enviadas pelos internautas.
Trajetórias
Infectologista e professor do Departamento de Clínica Médica da UFMG, Unaí Tupinambás atua nos comitês de enfrentamento da pandemia da covid-19 da UFMG e Prefeitura de Belo Horizonte. É graduado em Medicina (1986), com mestrado (1999) e doutorado (2004) em Infectologia e Medicina Tropical, ambos concluídos na UFMG. É assessor técnico do Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais (DIHV), do Ministério da Saúde. Atualmente, além de coordenar projetos de extensão e pesquisa para o enfrentamento da pandemia da covid-19, também conduz estudos para avaliar as complicações não infecciosas em pessoas que vivem com o vírus HIV.
Cardiologista e professor titular do Departamento de Clínica Médica da UFMG, Tom Ribeiro é coordenador da Rede de Telessaúde de Minas Gerais e do projeto TeleCovid-19, programa para atendimento e monitoramento dos pacientes com covid-19 no meio digital. É um dos autores de pesquisa que analisa o aumento de mortes por problemas cardiovasculares durante a pandemia em seis capitais brasileiras. Concluiu a graduação (1988) e o doutorado (1996) na UFMG, onde é subcoordenador do Programa de Pós-graduação em Infectologia e Medicina Tropical. Preside a Sociedade Internacional de Eletrocardiologia, é pesquisador 1A do CNPq, pesquisador visitante da Universidade de Southampton e editor associado das revistas BMJ Heart e Journal of Electrocardiology.
Sobre o UFMG Talks
Arte, ciência, cultura, entre outros temas, ganham visibilidade no UFMG Talks, evento que se propõe a discutir pesquisas que contribuem para o desenvolvimento social nos âmbitos econômico, da saúde, do bem-estar e da qualidade de vida. É realizado uma vez por semana, sempre às quintas-feiras, às 19h.
O UFMG Talks é uma iniciativa da Pró-reitoria de Pesquisa (PRPq), em parceria com o Centro de Comunicação (Cedecom) da UFMG. Conta com o apoio do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) e da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep).
Impactos econômicos e educação
No dia 16 de julho, o UFMG Talks vai abordar os impactos econômicos da pandemia da covid-19. Os convidados são os professores Débora Freire e Frederico Jayme Júnior, ambos da Faculdade de Ciências Econômicas. No dia 23 de julho, a educação será tema de conversa entre o professor emérito José Francisco Soares e a professora Maria José Flores, ambos vinculados à Faculdade de Educação.