Evento acadêmico

Cátedras Unesco são tema de mesa-redonda da Conferência das Humanidades

A mesa-redonda Cátedras Unesco: luzes, territórios e gestão cultural é um dos eventos da programação do último dia (quarta, 11 de dezembro) da 2ª Conferência Internacional das Humanidades, realizada pela UFMG e pela Unesco. O debate terá início às 17h, no Auditório 1 da Faculdade de Ciências Econômicas (Face), campus Pampulha da UFMG.

O debate terá participação de Luiz Oosterbeek, secretário do Conselho Internacional de Filosofia e Estudos Humanísticos (CIPSH), organização vinculada à Unesco, André Luiz Ramos Soares, professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e Luiz Carlos Villalta, professor do Departamento de História da UFMG. A mediação será do professor Carlos Magno Camargos Mendonça, do Departamento de Comunicação Social da UFMG.

No início deste ano, foi aprovada a criação na UFMG de uma cátedra Unesco de caráter transdisciplinar. “A cátedra Territorialidades e humanidades: a globalização das luzes é objeto de acordo assinado em setembro último e já está devidamente instalada”, explica Luiz Carlos Villalta, titular da cátedra. Segundo o professor, ela funcionará como espécie de grupo de pesquisa e vai promover também atividades de ensino (graduação e pós-graduação) e de extensão, em colaboração e intercâmbio com outras cátedras Unesco na área das Humanidades. “Atualmente, há 19 instituições universitárias ou de pesquisa relacionadas a essa cátedra – 12 do Brasil, duas da Argentina, duas de Portugal, uma da França, uma da Espanha e uma da Rússia”, informa Villalta.

Descrição Imagem
Edifício da sede da Unesco, localizado em Paris, França Share America

Ficha técnica

11 de dezembro de 2019