Evento acadêmico

Ceale Debate faz nova live sobre laboratórios de alfabetização

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O Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale) recebe, na terça-feira, 26 de abril, às 19h, a professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Patrícia Camini para mais uma edição do Ceale Debate. A pauta será a dimensão formativa da atuação do Lápis – Laboratório de Alfabetização, da instituição gaúcha, no desenvolvimento de ações colaborativas entre universidade e escolas para a produção de saberes sobre a docência na alfabetização, estratégias pedagógicas e recursos didáticos.

No evento – de acesso gratuito, sem necessidade de inscrição, no canal do Ceale no YouTube –, serão apresentados percursos de criação do Lápis, ações de ensino, pesquisa e extensão, relatos da professora Patrícia Camini e de estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia. Ouvintes que preencherem o formulário disponibilizado no chat durante a live receberão um certificado que ficará disponível neste link após o evento.

Os saberes sobre o ensino
O Lápis, criado na Faculdade de Educação da UFRGS (Faced) em 2018 e coordenado, atualmente, pela professora Patrícia Camini, é um programa de extensão que busca “qualificar os saberes sobre o ensino”, como registra em sua página. Devido aos desafios gerados pelo isolamento social durante a pandemia de covid-19, o programa lançou a primeira edição do seu curso Laboratório de ensino remoto, que tratou dos efeitos da alfabetização durante a crise sanitária.

Para a professora Patrícia Camini, com o difícil acesso dos alunos à internet no contexto pandêmico, “o professor multiplicou algo que já fazia e que já cobrava um preço muito alto”. Por isso, a personalização do ensino é uma das pautas que está sendo trabalhada no curso de extensão.

Socialização de experiências pedagógicas
O ciclo de conferências Ceale Debate é dirigido a professores alfabetizadores, educadores e estudantes de cursos de graduação envolvidos com o ensino e o aprendizado da leitura e da escrita. O objetivo é possibilitar a socialização de experiências pedagógicas e resultados de pesquisas, alimentando processos de formação autônomos e permanentes.

Com a adoção do formato on-line devido à pandemia, os debates ocorrem mensalmente  com transmissão no YouTube. Os próximos laboratórios serão nos dias 31 de maio e 28 de junho, quando o programa receberá, respectivamente, o LAP – Laboratório de Acervos e Práticas, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e o Lapil – Laboratório de Alfabetização e Práticas de Incentivo à Leitura, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Mais informações podem ser obtidas no perfil do Ceale no Instagramem seu site e também solicitadas pelo e-mail cealedebate@gmail.com.

Descrição Imagem
Participantes de atividades no Laboratório de Alfabetização da UFRGS: dimensão formativa Acervo Lápis