Evento cultural

Centro Cultural UFMG vai transmitir encontro internacional de desenho contemporâneo

Ver cartaz do evento >

O Núcleo de Ensino em Desenho Contemporâneo (Nedec) vai promover, de 9 a 11 de novembro, o 1º Encontro Internacional de Desenho Contemporâneo: DesenhoTerra-DessinTerre. O evento, gratuito e aberto ao público, será transmitido pelo canal do Centro Cultural UFMG no YouTube. As atividades começam sempre às 14h. Os interessados devem se inscrever por meio de formulário eletrônico.

A iniciativa tem o objetivo de propor reflexões sobre o exercício do desenho no contexto atual de isolamento social, chamando a atenção dos artistas e pesquisadores para a associação entre o desenho e a terra por meio de um reconhecimento das superfícies de inscrição humana – o solo, o chão, o terreno sobre os quais caminhamos, plantamos e habitamos.

Com a premissa dessa superfície como testemunho de gestos e ações, configurou-se, segundo os organizadores, o desejo de construir um evento que, compreendendo a fertilidade da terra, busca afirmar e principalmente problematizar, por meio do desenho, um modo de estar e viver num ecossistema em transmudação, transformação, destruição e desconstrução.

Entre as atividades propostas, serão compartilhados os possíveis modos de ser e estar do desenho: desenho-sozinho, desenho-caminho, desenho-plantio, desenho habitado e desenho-terra.

Detalhes da programação estão no site.

O Núcleo
Criado em abril de 2019 pela professora Camila Moreira, da Escola de Belas Artes (EBA) da UFMG, que é também coordenadora do projeto, o núcleo tem três linhas de pesquisa: Desenho contemporâneo, Desenho e hibridismo de linguagens e Desenho pensamento e escrita.

O Nedec reúne professores e artistas da EBA (Andréa Vilela, Camila Moreira, Roberto Bethônico e Rodrigo Borges), da Escola Guignard da Uemg (Isaura Pena, Júnia Penna, Marcelino Peixoto e Letícia Grandinetti) e da Faculdade de Artes Visuais da UFG (Glaysson Arcanjo).

Descrição Imagem
Fachada do prédio da Escola de Belas Artes (EBA) da UFMG, uma das sedes do Nedec Lucas Braga | UFMG