Quinta, às 19h: cidades inteligentes é o tema do 'UFMG Talks em casa'
Ouro Preto é uma das primeiras cidades históricas do Brasil a aderir ao Projeto de Cidade Inteligente. Mas, afinal, o que é uma cidade inteligente (smart city, em inglês)? Como é que essa cidade pode "pensar" e "buscar" soluções para uma vida melhor, que prioriza fontes de energia sustentáveis, alternativas de mobilidade, preocupação com a preservação ambiental? Qual a relação disso tudo com a atual pandemia?
Para conversar sobre novos modelos de desenvolvimento e ocupação das cidades, no Brasil e no mundo, a série UFMG Talks em casa recebe na próxima quinta-feira, 27 de agosto de 2020, os professores Roberto Monte-Mór, da Economia, e Antonio Loureiro, da Ciência da Computação. Ao vivo, no YouTube e no Facebook, a partir das 19h, eles vão discutir como a tecnologia pode favorecer a criação de sistemas inteligentes e como esse debate começa a ganhar força no contexto da pandemia. Afinal, há pessoas que estão repensando a questão da utrilização dos espaços, sobretudo os urbanos.
Professor do Departamento de Economia da Faculdade de Ciências Econômicas e do Cedeplar, Roberto Monte-Mór coordenou o Plano Metropolitano de Belo Horizonte e estuda urbanização com foco em Minas Gerais e na Amazônia. Professor do Departamento de Ciência da Computação da UFMG, Antonio Loureiro desenvolve pesquisas nas áreas de computação móvel e urbana, internet das coisas e redes sem fio.
Os encontros do UFMG Talks em casa têm duração de uma hora e são transmitidos ao vivo no canal da TV UFMG no YouTube (youtube.com/tvufmg) e na página da UFMG no Facebook (fb.com/ufmgbr). Após a apresentação, os convidados responderão a perguntas enviadas pelo público.
Sobre o UFMG Talks
A série UFMG Talks é espaço aberto e democrático para discutir a ciência e as pesquisas realizadas na UFMG que contribuem para o desenvolvimento da sociedade, não apenas sob o ponto de vista econômico, mas, principalmente, da saúde, do bem-estar e da qualidade de vida. Uma vez por semana (às quinta-feira, a partir das 19h), pesquisadores da UFMG apresentam suas pesquisas em diálogos acessíveis.
O UFMG Talks é iniciativa da Pró-reitoria de Pesquisa (PRPq) em parceria com o Centro de Comunicação (Cedecom) da UFMG e tem apoio da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep).