Evento cultural

Com curadoria da UFMG, prossegue neste final de semana festival gastronômico de São Gonçalo do Rio Abaixo

Festival Gastronômico de São Gonçalo do Rio Abaixo, que, pela terceira vez consecutiva, tem curadoria de professores e alunos da Escola de Arquitetura da UFMG, prossegue neste final de semana (19 a 22 de agosto de 2021).

Lives, shows de música e vídeos com demonstrações de receitas típicas da região são transmitidas pelo canal Cultura São Gonçalo do Rio Abaixo no YouTube. Pastéis, vaca atolada, feijoada e pavê estão entre os pratos desta edição.

Coordenada pelos professores Laura Cota e Marcelo Pinto, a curadoria do evento planejou diversas ações em apoio aos pequenos comerciantes da cidade, como oficina de criatividade, auxílio na elaboração de receitas, embalagens e divulgação e articulação de rede de entregas.

Conexões locais
A realização do festival na cidade da região sudeste de Minas tem apoio de projeto de extensão do curso de Design da UFMG, que busca valorizar e fortalecer a economia do município, hoje dependente da atividade mineradora.

Laura Cota, autora da tese de doutorado Design relacional – uma possibilidade para a conexão, viabilização e valorização de produtos alimentícios artesanais no Brasil, explica que o objetivo é também gerar conexões locais. “Isso é algo ainda mais necessário neste período de pandemia. Por isso, nossa ideia de os participantes utilizarem insumos de pequenos produtores locais e artesanais”, afirma.

Ela destaca ainda que “o evento vem se consolidando a cada ano e ampliando seu alcance: de entretenimento gastronômico a ação que fortalece, de fato, a economia e o município”.

Descrição Imagem
Imagem de vídeo exibido na edição de 2020 do Festival Gastronômico de São Gonçalo do Rio Abaixo, que conta com apoio de projeto de extensão do curso de Design da UFMG Reprodução YouTube Cultura São Gonçalo do Rio Abaixo