Evento cultural

Com show que retrata a musicalidade da favela, Marquim D’Morais abre nova temporada do Circuito Cultural nesta quarta

A Diretoria de Ação Cultural da UFMG (DAC) inaugura nesta quarta, 1° de julho de 2020, a nova temporada do Circuito Cultural UFMG. Os shows contribuem com a campanha de financiamento coletivo Colabore Hospitais UFMG e são lançados sempre às quartas-feiras, às 19h, no canal da DAC no YouTube.

Quem abre o projeto é Marquim D’Morais, com a apresentação virtual Beleza no caos. Além de músicas do seu primeiro disco, Do alto do morro, o artista vai mostrar canções inéditas, que farão parte do seu próximo álbum. O trabalho do jovem músico, nascido e criado no Aglomerado da Serra, é marcado pela diversidade cultural da favela. Suas composições abordam narrativas de cunho social, em uma junção de ritmos como rap, soul, reggae, baião, maracatu e capoeira.

Voz aos artistas
“Para nós, é muito importante manter o Circuito Cultural durante a pandemia, pois ele é mais um canal a dar voz aos artistas e uma boa maneira de contribuirmos para manter viva a cultura como um dos pilares de nossa Universidade”, explica o produtor cultural Sérgio Diniz. Desde março, quando a Diretoria de Ação Cultural adaptou o projeto para o ambiente virtual, já foram lançados mais de 10 pocket shows gratuitos no YouTube.

Um dos objetivos do projeto é promover o intercâmbio das expressões culturais locais e regionais com a comunidade artística e acadêmica. Além de jovens cantautores representativos de Belo Horizonte, foram convidadas, neste mês, as mulheres jogadoras de versos que preservam uma tradição oral do Vale do Jequitinhonha. “A curadoria está pensando outras formas de atuar nesse ambiente virtual, e esperamos ter boas surpresas em breve, contemplando também outras linguagens além da música”, pontua Diniz.

Colabore Hospitais UFMG
Desenvolvida pela Universidade em parceria com a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep) e com o Instituto dos Advogados de Minas Gerais (IAMG), a campanha Colabora Hospitais UFMG visa arrecadar recursos para o enfrentamento da pandemia nos hospitais gerenciados pela UFMG. O montante é destinado à aquisição de medicamentos, insumos, equipamentos de proteção individual e à contratação de serviços necessários ao atendimento de pessoas diagnosticadas com Covid-19, demais síndromes respiratórias agudas e outras emergências.

Os interessados em contribuir podem transferir qualquer valor para o Banco do Brasil (001), agência 1615-2, conta corrente 960.419-7 (o CNPJ da Fundep é 18.720.938/0001-41). Também podem ser doados bens ou equipamentos; nesse caso, basta entrar em contato com a Diretoria de Cooperação Institucional da UFMG, por meio dos telefones (31) 3409-4555 e (31) 99306-0348 ou do e-mail gab@copi.ufmg.br. Saiba mais sobre a campanha.

(Com Assessoria de Comunicação da Diretoria de Ação Cultural)

Descrição Imagem
Marquim D’Morais: rap, soul, reggae, baião, maracatu e capoeira Frank Bitencourt