Evento cultural

Concerto apresenta música contemporânea para violoncelo e percussão

O Grupo de Violoncelos da UFMG e o Grupo de Percussão da UFMG se apresentam no dia 25 de novembro de 2019 no Conservatório da Universidade, em evento aberto ao público. A entrada é gratuita e o concerto começa às 19h30.

Os grupos vão apresentar músicas em torno do tema 'Música contemporânea para violoncelo e percussão no século XXI', de obras de autores como Roberto Victorio, Rogério Vasconcelos, João Pedro Oliveira e Dimitri Cervo.

Grupo de Violoncelos UFMG

O Grupo de Violoncelos da UFMG (GruVi) se apresenta desde 2016, sob orientação da professora Elise Pittenger, em diversos espaços de Belo Horizonte. Tem estabelecido comunicação com compositores e arranjadores brasileiros, estimulando a colaboração entre compositor-performer e a criação de novas peças e arranjos para a formação de grupo. Além de obras brasileiras e contemporâneas, o Grupo conta com um variado repertório de músicas estrangeiras que vão do período barroco ao romântico.

Atualmente, o GruVi é formado por alunos da graduação em violoncelo e também da pós-graduação. Seus integrantes são Ana Paula Rocha, André Freire, Breno Augusto, Carolina Rodrigues, Daniel Tamietti, Gabriel Fonseca, Guilherme Gonçalves, Lauriza Anastácio, Mariana Alves, Nicodemos Gabriel, Rafael Anastácio, Talitha Débora e Vanilce Peixoto.

Grupo de Percussão UFMG

O Grupo de Percussão da UFMG foi criado em 1998, sob a direção de Fernando Rocha e, desde então, participa ativamente da vida cultural de Belo Horizonte e em eventos nacionais e internacionais.

Em 2004, o grupo lançou o CD 'Villa-Lobos e os brinquedos de roda', finalista do Prêmio TIM da música brasileira. Nos últimos anos, o grupo participou dos principais eventos culturais de Minas  Gerais, como o Verão Arte Contemporânea, o FID, o FIT, o Ciclo de Música Contemporânea de Inhotim, o Noite Branca, o Manhãs Musicais, o Festival de Inverno de Ouro Preto, a Semana da Música de Itabira e o Festival de Música de Juiz de Fora.

Em 2012, o grupo apresentou a obra Persephassa do compositor Xenakis, no espetáculo Cribles Live. Dois anos depois participou da Pasic (EUA), maior encontro mundial de percussão e do VII Encontro Latino-Americano de Percussão. Em 2019, lançou seu segundo CD (Grupo de Percussão da UFMG: 20 anos).

1. Toro-Lobiana (2012) - Dimitri Cervo (Brasil)
2. Ucelli (2016) - Rogério Vasconcelos (Brasil)
I. turba
II. luna