Evento acadêmico

Conferência: '¿Sentimos, luego pensamos? Emociones políticas contemporáneas'

Existe uma tradição que tentou manter unidas paixão e razão em rivalidade com outra que fez o contrário. Isso mostra as profundas diferenças ideológicas que as separam. A sociologia tem se ocupado da anomia social na era da globalização. A medicalização da tristeza, a exclusão das emoções negativas, o simulacro amoroso parecem ser ‘naturais’ num mundo globalizado, dominado por consensos de resultados suspeitos, mais ideológico que verdadeiramente democrático.

Sem lugar para o dissenso, como a expressão de um desacordo radical, as sociedades (ou melhor, partes delas) parecem marchar de forma disciplinada, abandonando convicções e deixando-se arrastar pelo atraente hedonismo narcisista. Pelo contrário, o ato de dissidência contribui para a geração de novos conhecimentos. A dissidência é uma teoria, mas também uma prática. A conferência, com Claudio Maíz professor da Universidade Nacional de Cuyo (Argentina), visa abordar as consequências do ‘giro afetivo’ nas ciências humanas e sociais hoje.

Organização: Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (Ieat) da UFMG

Participação:aberta ao público, mediante inscrições gratuitas realizadas no site do Ieat

A conferência será ministrada em espanhol

2 de outubro de 2017