Evento acadêmico

Desinformação e democracia é tema de palestra de Felipe Nunes, do DCP, na Ucla

As fake news estão destruindo a democracia? A pergunta resume o tema da palestra que o professor Felipe Nunes, do Departamento de Ciência Política da Fafich, fará na próxima terça, 31 de janeiro de 2023, no Centro de Estudos Brasileiros da Universidade da Califórnia em Los Angeles (Ucla), nos Estados Unidos. O pesquisador vai abordar o papel da desinformação nas eleições brasileiras de 2022.

O texto de apresentação do evento, que terá transmissão on-line, a partir das 21h (horário de Brasília), afirma que as últimas eleições presidenciais no Brasil foram decisivas para o futuro do país, com a derrota do candidato à reeleição, de extrema-direita.

Ainda segundo o texto-chamada, “a eleição chamou a atenção para a profunda polarização que tem caracterizado a política brasileira, as relações familiares e o comportamento de consumo”. Felipe vai abordar a “poderosa máquina de fake news que ainda mal compreendemos e que sustenta a divisão e ameaça a democracia brasileira".

Trajetória
Doutor em Ciência Política e mestre em Estatística pela própria Ucla, Felipe Nunes leciona comunicação política, eleições e metodologia na UFMG e dirige o Centro de Estudos Legislativos (CEL), o Centro Internacional de Gestão Pública e Desenvolvimento (CIGPD) e a Quaest Pesquisa e Consultoria. Recebeu o prêmio de best methods poster, da American Political Science Association, em 2012, e o Swar Prize pela melhor tese de doutorado defendida na Ucla em 2013.

A palestra poderá ser assistida pela plataforma Zoom, com acesso gratuito.

Descrição Imagem
Felipe Nunes: máquina poderosa de fake news é pouco compreendida e ameaça democracia Foto: Reprodução | TV Cultura