Evento acadêmico

Em conferência, professor da Universidade da Califórnia revisita expedição Roosevelt-Rondon

Ver cartaz do evento >

A célebre expedição científica conduzida pelo marechal brasileiro Cândido Rondon e pelo então presidente dos Estados Unidos Theodore Roosevelt, na Amazônia, é o tema da conferência que o professor Marc André Meyers, da Universidade da Califórnia, vai ministrar na próxima segunda-feira, 13 de junho de 2022, a convite do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT).

Rio da dúvida: revivendo a jornada épica na Amazônia de Roosevelt e Rondon em seu centenário será apresentada em português na sala de seminários 1010, da Escola de Engenharia da UFMG. As inscrições devem ser feitas pelo sistema Gestão de Eventos da UFMG até o dia da palestra. Os inscritos que assinarem a lista de presença receberão certificado. O espaço teve sua capacidade reduzida em razão da pandemia de covid-19.

100 anos depois
Em 2014 e 2015, Marc Meyers refez o percurso da famosa expedição científica Roosevelt-Rondon. Iniciada em 1913, a viagem contou com a participação do marechal brasileiro Cândido Rondon e do ex-presidente dos Estados Unidos Theodore Roosevelt, que percorreram o longo curso do então chamado Rio da Dúvida, localizado em áreas remotas da Bacia Amazônica.

Na palestra, o professor fará um relato de sua própria jornada, realizada com os mesmos meios de transporte da expedição original, como chalanas, mulas, caiaques, canoas e em percursos a pé. "Na nossa trajetória, superamos perigos e atravessamos muitos territórios, como as regiões habitadas pelos povos indígenas Parecis, Nambiquaras e Cintas-largas. Observamos as mudanças ambientais desses últimos cem anos e coletamos importantes materiais biológicos, analisados posteriormente por nossos estudantes de pós-graduação", relata Meyers. "Infelizmente, testemunhamos a triste destruição da Floresta Amazônica e de seus habitantes", lamenta.

Trajetória
Nascido em Belo Horizonte em 1946, Marc André Meyers é formado em Engenharia Mecânica pela UFMG. É doutor pela Universidade de Denver (EUA) e distinguished professor na Universidade da Califórnia em Ciência dos Materiais. Durante sua carreira, desenvolveu projetos de pesquisa para as principais agências financiadoras nos Estados Unidos nas áreas de comportamento dinâmico – incluindo explosivos –, nanoestruturas e materiais biológicos. Os resultados de suas pesquisas estão publicados em 500 trabalhos e quatro livros.

Recebeu prêmios importantes na área, como o APS Shock Compression, o TMS Mehl, Cohen, o Weertman e Leadership,  o ASM International White, o Sauveur e o Acta Materialia Materials and Society, nos Estados Unidos. Na Europa, ele foi agraciado com o Senior Humboldt, com o Heyn da DGM, com o Rinehart da DYMAT e com o Grand Prix en Sciences. Na China, Meyers recebeu o Lee Hsun, do Instituto de Pesquisa de Metais.

É membro da Academia Brasileira de Ciências e da Academia Luxemburguesa (Institut Grand-Ducal). É autor de quatro obras de ficção: A dama e o luxemburguês (2013), Yanomami (2016), Chechnya Jihad (2010) e Mayan Mars (2005). É professor colaborador do Instituto Militar de Engenharia.

Mais informações estão disponíveis no site do IEAT e também podem ser solicitadas pelo telefone (31) 3409-4123.

Descrição Imagem
Mineiro de Belo Horizonte, Marc Meyers é professor da Universidade da Califórnia IEAT UFMG | Divulgação

Ficha técnica

Palestra: Rio da dúvida: revivendo a jornada épica na Amazônia de Roosevelt e Rondon em seu centenário