Evento cultural

Em seu sexto dia, Festival de Inverno debate epistemicídio e apresenta trabalho visual inspirado no alfabeto

A programação da 53ª edição do Festival de Inverno UFMG nesta quinta-feira, 29 de julho de 2021, será iniciada às 17h com a roda de conversa A memória e o mundo: Arcadio Díaz-Quiñones, a brega e a memória rota. O professor Andre Veiga Bittencourt, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, conversará com o crítico caribenho Arcadio Díaz-Quiñones sobre a memória rota e a arte de bregar, conceitos que se relacionam com o espaço do sujeito diante da colonização de memória e poder. A mediação será feita pelo professor Pedro Meira Monteiro, da Universidade de Princeton.

Já às 18h30, a doutoranda em Antropologia na UFMG Célia Xakriabá conversa com o mestre em Antropologia Edgar Kanaykõ Xakriabá a respeito da invisibilização de contribuições sociais dos povos não brancos/ocidentais, o chamado epistemicídio. Eles defenderão a prática do pluralismo epistemológico, com várias vozes e visões de mundo. A mediação ficará a cargo da doutoranda em Educação na UFMG Luana Tolentino.

Na última roda do dia, marcada para 19h30, os professores Maurício Hoelz, do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal Rural do Rio De Janeiro (UFRRJ), e Paulo Maciel, do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), farão uma conferência sobre o Atlas Minas Mnemosyne Mundo. O espaço de interação visual busca reunir imagens que traduzem a relação entre Minas Gerais e o mundo, com base em um conjunto de painéis que se combinam anacronicamente. A professora Sabrina Parracho Sant’Anna, do Departamento de Ciências Sociais da UFRRJ, ficará responsável pela mediação do encontro.

Às 21h, ocorrerá a exibição de mais uma textura sonora . Bem que o povo fala… une passagens de O recado do morro, de João Guimarães Rosa, aos sons, cantos e rituais da região de Cordisburgo, Jequitibá e entorno. A montagem, que agrega voz, música, sons e texto, foi concebida por Sérgio Bairon.

De A a Z
No encerramento da programação de hoje, às 21h05, o pintor, desenhista e gravador Mário Zavagli apresentará o projeto visual Alphabeto, que une 27 trabalhos realizados nas técnicas da aquarela e do desenho: um para cada letra do alfabeto. O trabalho será discutido pelo autor juntamente com curador do Instituto Inhotim, Douglas de Freitas, e o escultor e professor da Escola de Belas Artes da UFMG Fabrício Fernandino.

A programação do 53º Festival de Inverno UFMG está disponível no site do Festival. Todas as atrações serão transmitidas pelo canal Cultura UFMG no YouTube.

Descrição Imagem
'Alphabeto', de Mário Zavagli, busca aproximar imagens, palavras e acaso, a fim de traduzir em ilustrações palavras selecionadas aleatoriamente de um dicionário; no cartão, o cangaceiro Lampião representa a letra 'L' Mário Zavagli