Evento cultural

Espaço de Leitura abrigará lançamentos de livros de bibliotecários da UFMG

Ver cartaz do evento >

Em comemoração à Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, a Biblioteca Universitária promove, de 25 a 27 de outubro de 2021, as primeiras edições da série Lançamentos no Espaço de Leitura. O evento, gratuito e aberto ao público, será transmitido pelo Youtube.

De início, serão lançados livros escritos por bibliotecários do Sistemas de Bibliotecas da UFMG. Cleide Vieira, chefe da Biblioteca Central, será a responsável por apresentar os autores e as obras.

“Faremos, no próprio Espaço de Leitura, um bate-papo descontraído com o autor e o editor, ou algum outro membro importante para a produção da obra. Tudo isso respeitando os protocolos de biossegurança, como uso de máscara e distanciamento. O público poderá interagir conosco, enviando perguntas pelo chat. No dia 26 de outubro, por meio da lista de presença virtual, sortearemos dois exemplares do livro Divã das divas, explica.

A ideia é, em um segundo momento, possibilitar que a comunidade acadêmica da UFMG, com publicações recentes, também possa lançá-las no Espaço de Leitura, localizado no primeiro andar da Biblioteca Central, no campus Pampulha. Interessados já podem entrar em contato pelo e-mail bcentral-espacoleitura@bu.ufmg.br.

Detalhes do evento podem ser consultados no site do Sistema de Bibliotecas da UFMG

Lançamentos
O primeiro lançamento, que ocorrerá na segunda, 25, será o livro A poção mágica e outros contos, escrito pelo bibliotecário Junio M. Lourenço, da Biblioteca da Faculdade de Direito. Na obra, seis contos misturam elementos fantásticos com elementos da vida cotidiana, como o trabalho em home office e a agitação em horário de pico.

No dia 26, Leonardo Renault, da Biblioteca de Ciências Econômicas, lançará Divã das divas. A obra reúne contos atravessados pelo olhar do personagem Júnior, que acompanha as trajetórias de oito mulheres protagonistas do enredo.

Na quarta, 27, Wellington Marçal de Carvalho, que dirigiu o Sistemas de Bibliotecas UFMG de 2013 a 2017 e atualmente chefia a Biblioteca da Escola de Veterinária, divulgará o livro Deslocamentos estéticos. Organizada em parceria com Roberta Maria Ferreira Alves, professora da Universidade Federal do Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), a obra sintetiza os dez anos de pesquisa do Grupo de Estudos Estéticas Diaspóricas, coordenado por Maria Nazareth Soares Fonseca, professora adjunta da UFMG. O livro trata das literaturas africanas de língua portuguesa e da diáspora e realiza um deslocamento por diferentes espaços da literatura africana e afro-brasileira, com reflexões sobre a obra de autores como Machado de Assis, Conceição Evaristo e Oswaldo de Camargo.

(Com Assessoria de Comunicação do Sistema de Bibliotecas da UFMG)

Descrição Imagem
Biblioteca Central, no campus Pampulha, sede do Espaço de Leitura Lucas Braga | UFMG