Evento cultural

Espaço do Conhecimento na 14ª Primavera de Museus

O Espaço do Conhecimento UFMG preparou nesta semana (até domingo, 27 de setembro de 2020) uma programação especial para a 14ª Primavera de Museus, evento promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). A temática deste ano, Mundo digital: museus em transformação, destaca como a experiência de acesso aos museus e aos bens culturais digitalizados foi transformada em 2020. O fenômeno da cultura digital, que atinge o setor em todas as suas dimensões, já estava em curso, mas foi intensamente acelerado pela pandemia.

O Espaço do Conhecimento participa da Primavera de Museus com cinco projetos virtuais, que podem ser visualizados em suas redes sociais:

Visita virtual à exposição Mundos Indígenas
Já disponível no You tube, a exposição Mundos indígenas, aberta pelo Espaço do Conhecimento em dezembro de 2019, apresenta ao público os modos de viver, de saber e de cuidar dos povos Maxakali, Pataxoop, Xakriabá, Yanomami e Ye’kwana. A série é composta de seis vídeos. O primeiro é uma introdução ao universo da exposição, e os outros cinco compõem uma apresentação dos conceitos que os curadores dos povos escolheram para representar os seus mundos.

Espaço aberto a educadores: relato de visita
O projeto, criado em 2020, é um ambiente de escuta que aproxima o Espaço dos professores que já o visitaram com suas turmas. Nele, é divulgado o relato da professora Renata Amaral, do Centro Pedagógico UFMG, que esteve no museu com seus alunos em outubro de 2017.

Descobrindo o céu: noite internacional de observação da Lua
A partir de quinta-feira, 24, às 17h, no Youtube, na live de astronomia, é possível observar o céu de Belo Horizonte na noite da apresentação e explorar um tema de astronomia diferente a cada sessão. Nesta data, celebrando a Noite Internacional de Observação da Lua, será realizada uma sessão especial sobre o satélite natural presente no museu.

Espaço em rede: contação de história Ananse das Histórias
Com início também no dia 24, em vídeo disponível no Youtube e IGTV (Instagram), será apresentada a Ananse das histórias, uma lenda da região africana de Gana e Costa do Marfim inspirada em objetos cotidianos que, ressignificados, se transformam em personagens.

Setembro Azul: live do Dia Nacional do Surdo
O último projeto será apresentado no sábado, 26, às 10h, no Instagram. Na data, comemora-se o Dia Nacional do Surdo. Na live, a intérprete de Libras Dinalva Andrade entrevistará o educador, poeta, professor e ator surdo Bruno Ramos, que conta um pouco da sua experiência como educador de museu e sua relação com os visitantes.

Descrição Imagem
Visita virtual à exposição Mundos Indígenas está disponível no YouTube Reprodução | YouTube