Evento acadêmico

'12º Encontro de pesquisa em História' vai debater as 'encruzilhadas historiográficas'; inscrições abertas

Ver cartaz do evento >

Estão abertas inscrições para o 12º Encontro de pesquisa em História (Ephis), que será realizado de 15 a 18 de outubro na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich) da UFMG. Os interessados têm até 2 de setembro para submeter trabalhos nos simpósios temáticos e comunicações livres. Eles devem preencher o formulário conforme indicado no edital. Para participação como ouvinte, as inscrições vão até 13 de setembro.

Com a temática Encruzilhadas historiográficas: itinerâncias nos saberes e caminhos para a história, a edição deste ano convida à reflexão sobre os saberes e as teorias que se entrelaçam e se renovam, influenciando no ofício de historiador, tanto na docência quanto na pesquisa.

As encruzilhadas são um espaço de possibilidades e tomadas de decisões, em que cada escolha molda a identidade como educador e pesquisador, enriquecendo o entendimento da História.

O conceito de itinerância, por sua vez, relaciona-se com a ideia de movimento, levando teoria e historiadores a percorrerem caminhos impensados e outras formas de conhecimento.

Para ampliar as fronteiras do conhecimento para além do espaço acadêmico, o 12º Ephis reunirá outros agentes históricos, como as comunidades quilombolas, de religiões afro-brasileiras e indígenas. Por meio desses diálogos, o evento propõe-se a compreender os múltiplos caminhos percorridos pela história, refletindo sobre a diversidade de temas, as experiências em sala de aula e a atuação política de romper ou caminhar com o passado.

Debates entre jovens historiadores
O Encontro de pesquisa em História da UFMG é organizado anualmente por estudantes da graduação e da pós-graduação em História. O evento promove o debate entre jovens historiadores e suas pesquisas no cenário acadêmico brasileiro. Alunos de diversas partes do Brasil se reúnem na UFMG para apresentar suas pesquisas e participar de atividades culturais, minicursos on-line, simpósios temáticos e mesas-redondas.

O encontro, que se iniciou em 2012, é hoje o maior evento de história organizado por discentes do Brasil. Diversos professores universitários já participaram do encontro, como Fernando Novais (USP), Sidney Chalhoub (Unicamp/Harvard), Heloisa Starling (UFMG), Jurandir Malerba (UFRGS), Durval Muniz de Albuquerque (UFRN), Emilio Crenzel (Universidad de Buenos Aires), Edson Kayapó (UFMG/PUC-SP) e a mestranda Keilla Vila Flor (UnB), entre outros.

Quem se inscrever até 13 de setembro ganhará um kit personalizado do evento. Outras informações podem ser obtidas no perfil do Ephis UFMG no Instagram.

Descrição Imagem
Evento promove diálogo entre jovens historiadores, suas pesquisas e agentes históricos Foto: Acervo Ephis

XII Encontro de Pesquisa em História
Data: de 15 a 18 de outubro