Evento acadêmico

Grupo Meninas de Sinhá é a atração do segundo dia da Semana de Saúde Mental

Nesta terça-feira, 17 de maio de 2022, a programação da Semana de Saúde Mental e Inclusão Social continua com a exposição Troncos, raízes e Guimarães Rosa: uma metáfora da vida. As fotos de Maria Aparecida Miranda da Silva, psicóloga da Faculdade de Medicina da UFMG, são expostas junto com frases do escritor João Guimarães Rosa no Corredor da Memória, no andar térreo da Unidade. A mostra permanece até 20 de maio, com entrada livre, das 8h às 17h.

A motivação da psicóloga veio de reflexões geradas pela seguinte observação: "Voltando à Faculdade de Medicina, dei para olhar as árvores, as raízes, a força, os caminhos sinuosos, os labirintos. Lembrei de Guimarães Rosa e dos sertões, dos sertões que vivem dentro da gente. E, juntando tudo isso, pensei na vida singular de cada um, que, assim como os troncos e as raízes, tenta romper a escuridão. Com os troncos e as raízes, somos resistência! Esperançar é preciso!".

Música, saúde mental e inclusão
Às 15h, na Escola de Música, o grupo musical Meninas de Sinhá, do bairro Alto Vera Cruz, apresenta as reflexões e práticas construídas ao longo de sua trajetória. Os integrantes Ephigênia Lopes, Rosária Madalena, Geraldo Almeida e Sueli Avelino participam de mesa-redonda, que tem como proponente a doutoranda em música pela UFMG Daniele Fischer. O tema, Práticas musicais, saúde mental e inclusão social, dialoga diretamente com a pesquisa de doutorado que está sendo desenvolvida por Fischer e que tem o grupo como objeto. Haverá, também, uma breve apresentação musical conduzida pelo Meninas de Sinhá, contextualização do grupo e um histórico de sua fundação. O evento exige inscrição prévia por formulário eletrônico e tem limite de vagas.

O último evento do dia, on-line, ocorre às 16h. Com o tema Qual é o lugar da universidade no cuidado em saúde mental como direito à cidadania?, a proposta da mesa é apresentar um relato de experiência do trabalho desenvolvido pela Coordenadoria de Assistência Psicossocial (Capsi) da Universidade Federal do Acre (Ufac) na perspectiva do cuidado em saúde mental como direito da comunidade acadêmica. A inscrição deve ser feita por formulário eletrônico. Participam da atividade Jonsos Nunes Júnior, psicólogo clínico, graduado em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Cristina da Silva Cavalcante, mestra em Educação pela Ufac, e Regis Albuquerque Henrique, doutorando em Estudos Psicanalíticos pela UFMG.

Conheça a programação da Semana e acesse o perfil da Pró-reitoria de Extensão no Instagram para mais informações.

Descrição Imagem
Semana de Saúde Mental 2022 Criação Cedecom