Grupo Opinião Pública oferece curso sobre comunicação política e estratégias de campanha
O grupo Opinião Pública, Marketing Político e Comportamento Eleitoral, vinculado ao Departamento de Ciência Política da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich) da UFMG, promoverá, em parceria com o Instituto de Pesquisas Sociais Políticas e Econômicas (Ipespe), o curso Novas ondas da comunicação política: Estratégias de campanhas – mídias – opinião pública. As atividades, que serão realizadas a distância, serão iniciadas no dia 26 de maio.
A estrutura do curso on-line é dividida em quatro módulos: Comportamento político-eleitoral, sistema político e partidário; Comunicação política na TV e nas mídias sociais; Pesquisas de opinião pública: desenhos e métodos e Administração de campanha. O conteúdo será ministrado por meio de encontros de 25 disciplinas, gravados e ao vivo.
Para tratar das temáticas propostas, foram convidados professores brasileiros e estrangeiros: cientistas políticos, estrategistas de campanha, líderes políticos, jornalistas, influenciadores digitais, profissionais do mercado de mídia, economistas e especialistas em direito eleitoral e metodologia.
As vagas são limitadas, e serão certificadas 60 horas-aula. Os interessados podem se cadastrar por meio de formulário para receber informações sobre o curso e a matrícula.
Também serão ofertadas 20 bolsas de formação para alunos dos departamentos de Ciência Política e de Comunicação da UFMG, que vão atuar como monitores. Serão 400 horas de monitoria, simulado e outras metodologias inovadoras.
Mais informações estão no perfil do Grupo Opinião Pública no Facebook.
Em 2020, o Grupo Opinião Pública também realizou, em conjunto com diversos parceiros, o curso Novas ondas na política: Eleições municipais, representação e políticas públicas, que também ocorreu de forma remota e teve mais de mil alunos matriculados. Neste ano, com o novo curso, o grupo pretende promover debates políticos mais aprofundados na perspectiva da comunicação política.