Evento cultural

Hoje, às 19h30: recital de canto lírico no Conservatório reúne composições de Händel, Bernstein, Bach e Mozart

Ver cartaz do evento >

O projeto Palco Livre do Conservatório UFMG recebe, nesta segunda-feira, 28 de novembro de 2022, a cantora Carolina Claret, que apresentará o recital Quem tem medo de canto lírico? O evento, com início às 19h30, é gratuito e aberto a todos os públicos.

É a primeira vez que a musicista exibe seu solo empregando a técnica de canto lírico. Com repertório diversificado, ela demonstra como a técnica foi utilizada desde os primórdios da história da música até os dias atuais, no Brasil e no mundo. O recital é uma experimentação que visa aproximar o público do canto lírico, desfazendo o estigma de que seja uma arte ultrapassada, de difícil compreensão.

Além de aproximar o público do estilo de canto, “Carolina faz um passeio pelos afetos e cores impressos na música através do tempo, no intuito de divertir e comover o espectador”, informa o texto de divulgação. A apresentação tem participação do pianista Robério Molinari, do violonista Leonardo Clementine e do violoncelista Guilherme Gonçalves.

Trajetória
Carolina Claret é pedagoga graduada pela Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) e psicóloga formada pela UFMG. Recentemente graduada em canto lírico pela Escola de Música da UFMG, atuou como solista e corista nos grupos artísticos Coro Madrigale e Ars Nova e integrou a banda belo-horizontina Nem Secos. Em parceria com Leonardo Clementine, desenvolveu o trabalho de releituras musicais batizado de Casaleão Música.

Repertório
Laschia ch’io pianga – F. Händel
Bist du bei mier – J. S. Bach
Vado ma dove – W.A. Mozart
Nur wer die Sehnsucht kennt – F. Schubert
L’heure exquise – R. Hahn
A Chloris – R. Hahn
Deh vieni non tardar – W.A. Mozart
Ah, non credea – V. Bellini
Canção de amor – Heitor Villa-Lobos
Imagem – Helza Cameu
Canção da chuva – Helza Cameu
O mio babbino caro – G. Puccini
I hate music – L. Bernstein
I feel pretty – L. Bernstein

Descrição Imagem
Repertório vasto e diversificado demonstra como a técnica foi utilizada desde os primórdios da história da música até os dias atuais Foto: Luana Shalanya

Recital lírico Quem tem medo de canto lírico?
Carolina Claret
Data: 28 de novembro de 2022
Horário: 19h30
Local: Conservatório UFMG – Avenida Afonso Pena, 1534 – centro de Belo Horizonte