Evento cultural

Inscrições abertas para colóquio internacional sobre mascaramento na cena expandida

Ver cartaz do evento >

O 3° Colóquio Internacional Mascaramento na Cena Expandida, que será realizado de 25 a 27 de maio de 2022, na cidade do Crato, Ceará, recebe inscrições de trabalhos até 9 de maio. Os ouvintes podem se cadastrar até a data do evento, que é organizado pelo Grupo Lapa –Laboratório de Pesquisa em Atuação UFMG/CNPq, terá atividades presenciais e virtuais.

As máscaras são acessórios de proteção que a pandemia trouxe para o cotidiano, mas também adereços do jogo cênico, que aumentam as possibilidades de expressão. As máscaras podem ser confeccionadas com materiais variados e carregam sentidos e significados na arte, na religião ou na vida comum. Além do rosto, o corpo pode ser suporte da máscara, e mesmo um espaço cênico pode participar do ato de mascaramento, em que as expressões e sensibilidades se manifestam e se comunicam.

A multiplicidade do mascaramento é foco de estudo do Lapa, e, para fomentar o interesse no tema, o grupo de estudo organiza o Colóquio Internacional de Mascaramento na Cena Expandida. O encontro abriga conversas sobre modos de manifestação, sentidos e ensinamentos do ato de mascaramento. As interlocuções propostas no colóquio também tratam do que as máscaras revelam sobre as relações das pessoas em cena e na sociedade. 

Colóquio
O tema do colóquio, neste ano, é Criação e transmissão de saberes – a ideia é que sejam abordados os processos criativos e formativos relacionados ao mascaramento. A renovação das relações entre artistas e o diálogo com diversos aspectos da cultura também é foco do evento. Em sua terceira edição, o colóquio mantém a parceria com o Festival Internacional de Máscaras do Cariri, no Ceará, que ocorre no mesmo período.

São dois os formulários para inscrição: para participação como ouvinte e para apresentação de trabalhos. Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail grupolapaufmg@gmail.com.

Conheça a programação.

Descrição Imagem
Oficina em edição anterior do Festival: sentidos e modos de manifestação do mascaramento Foto: FIMC/Instagram