Em live, Leonardo Avritzer, do DCP, analisa enfrentamento entre Mandetta e Bolsonaro; acompanhe a partir das 16h
Nesta segunda, dia 20 de abril de 2020, às 16h, o professor Leonardo Avritzer, do Departamento de Ciência Política da UFMG, comenta ao vivo o enfrentamento entre o ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, e o presidente Jair Bolsonaro. A live fica disponível no Facebook do Instituto da Democracia e da Democratização da Comunicação, liderado pela UFMG, e na TV Democracia no YouTube.
O ex-ministro, que foi demitido na semana passada, e o presidente protagonizaram vários embates sobre a melhor forma de enfrentar a pandemia. Enquanto Mandetta mostrava-se alinhando com as diretrizes científicas e da Organização Mundial da Saúde (OMS), Bolsonaro minimizou, em vários momentos, o impacto do coronavírus, defendendo, inclusive, o relaxamento do isolamento horizontal, considerada a medida mais eficaz para conter o avanço da doença.
Leonardo Avritzer é graduado e mestre em Ciências Sociais pela UFMG, doutor em Sociologia Política pela New School for Social Research e pós-doutor pelo Massachusetts Institute of Technology. Foi representante de área da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), professor visitante da USP, da Tulane University e da Universidade de Coimbra. Também foi diretor da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs) e presidente da Associação Brasileira de Ciência Política. É membro do Conselho Consultivo da International Political Science Association (IPSA) e autor dos seguintes livros: Democracy and the public space in Latin America (2002) e A moralidade da democracia (1996), ganhador do prêmio de melhor livro do ano pela Anpocs, Participatory institutions in democratic Brazil (2009), Los desafios de la participación en América Latina (2014).
Democracia em quarentena
A live integra o projeto Quarentena, crise da democracia e política, que oferece gratuitamente diversos módulos de atualização do curso Teoria democrática, políticas públicas e participação, organizado pelo laboratório associado Projeto Democracia Participativa (Prodep). Além disso, em uma série de vídeos ao vivo às segundas, quartas e sextas, especialistas analisam a conjuntura política brasileira e mundial após a disseminação do coronavírus.
Os debates são realizados às terças-feiras, 16h. O desta semana foi antecipado para hoje em razão do feriado de 21 de abril. Os programas reúnem pesquisadores, pesquisadoras e outros ativistas para discutir a conjuntura política durante o período de isolamento. Temas como o governo Bolsonaro e a crise entre os poderes, militares e política no Brasil e papel das mídias sociais na democracia já estiveram na pauta dos encontros.