Evento acadêmico

Ceale Debate propõe reflexão sobre o trabalho pedagógico com o sistema de escrita na educação infantil

A segunda edição do Ceale Debate de 2022 tem como tema O trabalho pedagógico com o Sistema de Escrita Alfabética na Educação Infantil: o que e como queremos? Com transmissão pelo canal do Ceale no Youtube, o encontro, que será realizado nesta terça-feira, dia 15, a partir das 19h, não exige inscrição prévia e propiciará a emissão de certificados aos participantes que preencherem o formulário disponibilizado na live.

O encontro visa debater as possibilidades de trabalho lúdico e criativo com o sistema de escrita alfabética na educação infantil. Segundo a professora Ana Carolina Brandão, convidada especial desta edição, é possível, sim, realizar esse trabalho sem desconsiderar a linguagem oral e a linguagem escrita como instrumentos de interação social e de constituição dos sujeitos. 

Sobre a convidada 
Ana Carolina é professora associada do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), mestre em Psicologia Cognitiva pela mesma instituição e doutora em Psicologia pela University of Sussex (2004). Ela coordena o grupo de pesquisa Práticas de Leitura e Escrita na Educação Infantil (Pleii), desenvolvendo estudos nas áreas de letramento e processos iniciais de apropriação da linguagem escrita por crianças.  

O ciclo
O Ceale Debate é um ciclo de conferências que envolve professores alfabetizadores, educadores e estudantes de cursos de graduação em atividades relacionadas ao ensino e ao aprendizado da leitura e da escrita. Seu objetivo é possibilitar a socialização de experiências pedagógicas e resultados de pesquisas. A série é promovida mensalmente, sempre de forma aberta e gratuita ao público.