Evento cultural

Luto, natureza e política permeiam 'Entreato', exposição de formandos da EBA

Formandos em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da UFMG exibem obras na mostra Entreato a partir desta sexta-feira, 23 de agosto, às 19h. A exposição destaca os trabalhos desenvolvidos pelos alunos durante a trajetória do curso. Pintura, gravura, instalação, escultura e performance são materiais e suportes usados nas obras, que apresentam a poética individual de cada artista. A curadoria é de Hugo Houayek e do projeto Piscinão.

As obras poderão ser vistas até 29 de setembro. A entrada é gratuita e tem classificação etária livre. Entreato reúne produções dos formandos Analu Rocha, Beatriz Pessoa, Bianca Nithack, Edinara Melo, Isa Lambári, Juliana Sarti, Mara Sifuentes, Pauline Aimê, Pedro Biagini, Pedro Leal, Thalita Amorim e Yan Nicolas.

Primeiro ato
Entreato consiste no lapso de tempo entre os atos em uma peça teatral. A exposição dos formandos no curso de Artes Visuais não é apenas um momento de pausa, mas a hora de celebrar a experiência do primeiro ato, a graduação. É também um momento de reflexão e recuperação de fôlego até a próxima cena. Nesse momento de acolher o passado e de abertura de novos caminhos, os artistas unem suas memórias e investigações em uma exposição coletiva.

"Beatriz Pessoa, Edinara Melo e Juliana Sarti mergulham nas águas do luto, do silêncio e da violência. Em contraste, as obras de Bianca Nithack e Pauline Aimê fluem suavemente como a leveza das correntes que buscam seu curso. Analu Gomes e Isa Lambári exploram a relação entre o ser humano, o corpo e a natureza por meio da pintura. Pedro Biagini emprega a ironia para criar uma ação fictícia contra as árvores, estabelecendo um paralelo com as fake news e os movimentos radicais on-line. Paralelamente, Mara Sifuentes e Pedro Leal desafiam a funcionalidade dos materiais e subvertem a ordem usual das coisas. Por sua vez, Thalita Amorim e Yan Nicolas dedicam-se a explorar questões políticas que desafiam o espaço que ocupam", informa o texto de divulgação.

Descrição Imagem
Saguão da Escola de Belas Artes da UFMG Foto: Lucas Braga | UFMG

Exposição Entreato
Formandos em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da UFMG – 2024/1