Evento cultural

Tango de Alfredo Le Pera, imortalizado na voz de Gardel, inspira obra em exposição no Centro Cultural

O artista visual e fotógrafo mineiro Guilherme Orzil abre nesta sexta-feira, 23 de agosto, às 19h, a exposição Por una cabeza, no Centro Cultural UFMG. A mostra tem curadoria do professor Fabrício Fernandino, da Escola de Belas Artes (EBA) da UFMG, e poderá ser vista até 29 de setembro. A visitação é gratuita.

A exposição integra o projeto Escultura no centro, do Centro Cultural, que destaca os trabalhos tridimensionais desenvolvidos por alunos do curso de Artes Visuais com habilitação em Escultura da EBA. A classificação etária é livre.

Entre a vitória e a derrota
Por una cabeza é uma escultura em metal que encapsula a intensidade e a paixão inspiradas pela icônica canção de mesmo nome, um tango argentino composto em 1935 por Alfredo Le Pera e imortalizado na voz de Carlos Gardel. A música descreve a história de um homem que é fascinado por mulheres e corridas de cavalos.

"A obra, uma cabeça de cavalo com marcas profundas de ferrugem, não apenas retrata apenas o vigor e a força do animal, mas também simboliza a vulnerabilidade e o desgaste da alma humana diante da paixão arrebatadora", informa o texto de divulgação. Segundo o artista, "a escultura evoca o espírito da canção, na qual o cavalo e o amor se fundem em uma narrativa de risco e desejo. A ferrugem que cobre a peça é um testemunho do tempo, das cicatrizes deixadas pelas emoções intensas e pelas corridas que a vida nos obriga a enfrentar".

A expressão por una cabeza diz respeito à diminuta margem pela qual um cavalo pode ganhar ou perder uma corrida e exprime como pequenas diferenças podem ter grandes impactos. Assim é no tango, em que uma vitória por apenas uma cabeça pode mudar tudo. Por analogia, a obra de Orzil promove a reflexão sobre a linha tênue entre a vitória e a derrota, o amor e a perda.

Trajetória
Guilherme Orzil nasceu em Belo Horizonte, em 2001. Foi apresentado ao teatro e ao desenho ainda bem jovem e desenvolveu seus estudos e interesses profissionais no campo das artes visuais. Estudante da UFMG, com especialidade em desenho e escultura desde 2020, atuou como professor de desenho. Em 2022, trabalhou como fotógrafo em um cruzeiro marítimo pela Norwegian Cruise Line e hoje, além de professor, é bolsista no Conservatório UFMG, onde atua na produção de eventos. Atualmente, faz intercâmbio na Universidade Nacional de Cuyo, na Argentina, onde se dedica aos estudos de história e cultura da literatura.

Descrição Imagem
'Por una cabeza': entre o vigor e o desgaste da alma Foto: divulgação

Exposição Por una cabeza – Guilherme Orzil
Abertura: 23 de agosto de 2024, às 19h