Evento cultural

Marcha Virtual pela Vida tem programação na UFMG nesta terça; acompanhe a partir das 9h

A UFMG se une, nesta terça, 9 de junho de 2020, a outras instituições de pesquisa, saúde, educação e de diferentes setores da sociedade civil na Marcha Virtual pela Vida. O ato nacional, promovido pela Frente pela Vida, lançada por várias entidades da sociedade civil no último dia 29, terá programação para o dia todo, com divulgação de vídeos, tuitaço, painéis de debates e apresentação cultural nas redes sociais das entidades parceiras.

Em mensagem de vídeo, a reitora Sandra Regina Goulart Almeida conclamou a comunidade da UFMG a aderir à marcha. "Defender o direito à vida é defender a ciência e os dados científicos da Covid-19, é defender o Sistema Único de Saúde, o meio ambiente, a democracia e a igualdade de direitos", afirmou.

A programação da UFMG prevê a realização de duas mesas-redondas. A primeira, que será aberta às 9h pela reitora Sandra Goulart Almeida, discutirá os Aspectos sociais e ambientais da pandemia de Covid-19, com transmissão pelo canal do YouTube da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC). Participarão do debate a pró-reitora de Extensão, Cláudia Mayorga, e os professores Aristóteles Góes Neto, do ICB, e Raoni Rajão, da Escola de Engenharia. A mediação será feita pelo jornalista Marcílio Lana, do Centro de Comunicação (Cedecom).

A partir das 10h30, também com transmissão pelo canal da CAC, a segunda mesa-redonda abordará a participação de representações sindicais e estudantis na defesa da vida. Os convidados são a professora Maria Stella Goulart, da Apubh, Gabriel Lobo, do Diretório Central dos Estudantes (DCE), e Cristina del Papa, do Sindifes. O professor Dawisson Lopes Belém, diretor adjunto de Relações Internacionais, será o moderador.

Tuitaços e depoimentos
Das 12h às 13h, um tuitaço nacional, com as hashtags #MarchaPelaVida e #FrentePelaVida, marcará a participação das pessoas, que também poderão optar pelo uso de avatar para indicar presença nos locais de manifestação. Os organizadores da marcha sugerem o aplicativo Manif.app, que tem orientações de uso disponíveis na página do evento.

A programação segue à tarde, com painel de depoimentos de pessoas e instituições sobre os seis pilares da Frente pela Vida, ato político, às 16h, no Congresso Nacional, e programação cultural, a partir das 18h, no encerramento

Descrição Imagem
Identidade visual do evento Reprodução