Evento cultural

MHNJB terá atividades integradas à Primavera dos Museus

Ver cartaz do evento >

O Museu de História Natural e Jardim Botânico (MHNJB) da UFMG vai promover, de 22 a 25 de setembro de 2021, atividades remotas e presenciais integradas à 15ª Primavera dos Museus. A programação é gratuita e aberta ao público.

De 22 a 25 (quarta a sábado), os educadores do museu vão guiar os grupos em um circuito presencial que inclui caminhada na mata e visita a duas exposições: a de Arqueologia e o Presépio do Pipiripau. Para participar, é necessário agendar, com opções para manhã e tarde.

O minicurso Fotografia e arqueologia, na quinta, 23, vai apresentar as potencialidades artísticas da fotografia como recurso que extrapola o simples registro do material arqueológico e paisagístico. A atividade será remota e oferece 20 vagas. As inscrições devem ser feitas no site do MHNJB.

Na sexta-feira, 24, às 18h, a poeta Lara de Paula vai promover o Sarau da Primavera, com transmissão ao vivo pelo canal do MHNJB no YouTube. Lara reuniu um grupo de pessoas que atuam na interseção de poesia e museus. A seleção dos poemas sugere reflexão sobre perdas e recomeços, tema da 15ª Primavera dos Museus.

Detalhes da programação estão no site do Museu.

15ª edição
O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) promove, anualmente, a Primavera dos Museus. Instituições de memória e centros culturais de todo o Brasil cadastram propostas de atividades como shows, lançamentos de livros, workshops, festivais, exposições e seminários.

Em 2021, com mais de 680 instituições inscritas, a edição comemorativa dos 15 anos do evento tem como tema central Museus: perdas e recomeços. As atividades da Primavera dos Museus serão realizadas de 20 a 26 de setembro.

Descrição Imagem
Presépio Pipiripau, criado durante o século XX, pelo artista Raimundo Machado Miguel Aun | Arquivo MHNBJ-UFMG