Projeto 'Notas de memória', do Conservatório, lança trechos de concertos no YouTube
O Conservatório UFMG está promovendo, em meio ao isolamento social, o projeto Notas de memória, que disponibiliza no YouTube trechos de apresentações musicais do acervo do seu centro de memória. Nesta sexta-feira, 5 de junho de 2020, serão lançados partes dos concertos do Grupo Modus Novus e do Duo Vera Cruz –Quarteto, ambos de música erudita.
Dedicado à música composta no período Barroco dos séculos 17 e 18, o Grupo Modus Novus vale-se, em suas apresentações, de réplicas de instrumentos da época. O grupo é formado por André Gomes (flauta transversal barroca), André Cavazotti (violino barroco), Waldir G. Filho (violino barroco), Bruno Cruz (espineta) e Daniel Tamietti (violoncelo barroco). O fio condutor do trabalho do grupo é a pesquisa de fontes históricas de interpretação (tratados e iconografias).
Formado por Matheus Ribeiro (piano) e André Siqueira (flauta), o Duo Vera Cruz recebe os convidados Cyrano Almeida (bateria) e João Paulo Avelar (baixo). Os quatro exploram sonoridades, em que os universos das músicas popular e erudita se misturam com influências de vários estilos, como o minimalismo, o choro e o jazz, e de movimentos musicais, como o Clube da Esquina.
A programação dos próximos eventos será publicada nas redes sociais do Conservatório (Instagram e Facebook).