Evento cultural

Controvérsias da cosmologia estão em debate no Festival de Verão

Domingos Sávio Soares, professor aposentado do Departamento de Física da FMG, faz palestra sobre 'Cosmologia moderna: aspectos controversos', no Festival de Verão, em 7 de fevereiro. A atividade é aberta ao público.

Segundo Soares, a cosmologia moderna, também conhecida como a "cosmologia do universo em expansão", tem em Albert Einstein, na teoria, e em Edwin Hubble, na observação, os seus maiores expoentes.

Com base no trabalho desses cientistas, ele pretende colocar em discussão duas teses: o problema físico posto pela cosmologia estaria em aberto e a expansão do universo não foi descoberta, como frequentemente se diz.

Doutor em Astrofísica pela Groningen University (Holanda), com pós-doutorado na Cornell University (EUA), Domingos Sávio atua principalmente nos temas astrofísica extragaláctica, galáxias binárias e aspectos históricos e conceituais da cosmologia.