Programação de férias movimenta campus de Tiradentes
De 9 de janeiro a 2 de fevereiro de 2020, o Campus Cultural UFMG em Tiradentes movimenta a cidade com a sua programação especial de férias. Além das atividades para crianças (contação de histórias e brincadeiras tradicionais), haverá exposições, show, encontro de bordadeiras e conversa sobre a história do arraial de Bichinho. A programação é gratuita e aberta ao público.
Nesta quinta-feira, dia 9, a partir das 19h, na igreja setecentista de Nossa Senhora da Penha de França do Bichinho, a pesquisadora Vera Ermida, doutora em Estudos Contemporâneos da Universidade de Coimbra, fará uma exposição sobre sua tese de doutorado intitulada De arraial do Bichinho a Vitoriano Veloso: a confecção artesanal das narrativas identitárias de um povoado nas Minas Gerais do Brasil.
No sábado, dia 18, às 16h, o Poente Cultural UFMG promove o show da dupla ‘Arcanjos’, no Museu Casa Padre Toledo. O duo de São João del Rei, formado por Amanda Amaral e Gabriel Willian, interpreta as canções do álbum O que chamo de telhado, em um show intimista inspirado pela poesia do cotidiano.
Já o Encontro Bordado & Patrimônio promove mais uma edição no dia 21, às 14h, também no Museu Casa Padre Toledo. A convidada é a arte-educadora Simone de Almeida Prado, que abordará as experiências e técnicas de montagem de seus três livros publicados, além de uma oficina de aquarela aplicada ao bordado. A inscrição pode ser feita presencialmente na recepção do museu ou por meio de formulário eletrônico.
Colônia de férias
Nos dias 1 e 2 de fevereiro, será realizada uma edição especial da colônia de férias da UFMG, encerrando a programação especial. O fim de semana terá oficinas, atividades esportivas, teatro e lazer para adultos, jovens e crianças a partir de 6 anos. São 80 vagas, em quatro turmas divididas por faixa etária. As inscrições pode ser feitas até 15 de janeiro, na recepção do Museu Casa Padre Toledo. Os participantes receberão camisa e terão direito a café da manhã e almoço.
Programação infantil
Uma contação de histórias e oficina de brincadeiras tradicionais são os destaques da programação infantil, que é aberta ao público, sem necessidade de inscrição prévia. As crianças deverão estar acompanhadas dos pais ou do responsável legal.
Nos dias 10 e 24 de janeiro (sextas-feiras), sempre às 14h, os pequenos entre quatro e dez anos poderão ouvir histórias sobre amizade, respeito ao próximo, igualdade racial e importantes figuras femininas da nossa história, como Maria Firmina dos Reis, Carolina Maria de Jesus e Rubi Bridges. A atividade será conduzida pela pedagoga Simone Cesar dos Santos Casemiro, na próprio Museu Casa Padre Toledo.
A oficina de brincadeiras tradicionais, por sua vez, resgatará a experiência de pular corda, amarelinha e desenhar, em um momento lúdico de lazer para crianças de seis a 12 anos e seus familiares. Haverá turmas nos dias 12, 19 e 26 de janeiro, das 10h às 12h.
Exposições
Até 26 de janeiro, os visitantes poderão conferir exposições em dois espaços do campus Tiradentes. O Museu Casa Padre Toledo abriga a mostra Monumentos entrópicos e a paisagem minerária do ferro, de Bruno Amarante. A exibição reúne 21 esculturas em cerâmica de tamanhos variados queimadas a temperatura de 1260º e recobertas com esmaltes cerâmicos desenvolvidos com minério de ferro ou rejeitos coletados nas barragens.
O Quatro Cantos Espaço Cultural abriga a exposição Confidências da paisagem - espaço e memória, da artista Zandra Miranda, que explora plasticamente as associações entre espaço e memória com fragmentos de espécies vegetais trabalhados em cerâmica. Sua inspiração é a paisagem cultural das serras do Lenheiro e São José, na região de Tiradentes.
(Com Assessoria de Comunicação da Diretoria de Ação Cultural)