Evento acadêmico

Programação de novembro dos encontros on-line dos acervos especiais da UFMG

Acervos jurídicos, livros de artista, repositórios digitais e coleções africanas são os destaques da programação de novembro dos encontros on-line dos acervos especiais da UFMG, realizados sempre às quartas-feiras, às 16h. Para participar, o interessado deve preencher o formulário de cada dia.

Nesta quarta-feira, 4 de novembro de 2020, o bibliotecário Thiago Freitas, do Centro de Estudos Jurídicos da  Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro, e o professor Ricardo Sontag, da Faculdade de Direito da UFMG, explicarão as especificidades dos acervos jurídicos especiais.

No dia 11 de novembro, as bibliotecárias Júlia Rocha, da Biblioteca Universitária da UFMG, e Márcia Rodrigues, da Universidade Federal do Rio Grande, destacarão a importância de abrigar as coleções especiais em repositórios digitais e as alternativas para viabilizar essa prática.

Os acervos bibliográficos de culturas africanas são os destaques da mesa-redonda programada para 18 de novembro, com a participação da professora Ana Paula Meneses e da pesquisadora Franciéle Garcês, da Escola de Ciência da Informação, e Wellington Marçal, bibliotecário da UFMG.

No encerramento da programação do mês, no dia 25, o professor Amir Brito Cadôr, da Escola de Belas Artes, e a bibliotecária Sabrina Rodrigues, da UFMG, mostrarão um pouco das coleções de livro de artista.

Projeto de extensão
Os encontros on-line integram o projeto de extensão Livros Raros e Especiais, que estimula o desenvolvimento de ações para fomentar iniciativas de conservação e para dar visibilidade ao Acervo de Obras Raras da Universidade. O projeto é coordenado pela bibliotecária Diná Araújo, da Biblioteca Universitária, sob orientação do professor Fabrício Nascimento, da Escola de Ciência da Informação.

(Com Assessoria de Comunicação do Sistema de Bibliotecas da UFMG)

Descrição Imagem
Exemplares de coleção especial da UFMG Lucas Braga / UFMG