Evento acadêmico

Promoção da equidade na saúde é tema de webinário promovido pela Escola de Enfermagem

Ver cartaz do evento >

As políticas públicas, a vulnerabilidade e o combate às desigualdades na área da saúde serão debatidos na próxima terça-feira, 17 de agosto de 2021, em webinário com transmissão no canal da Escola de Enfermagem da UFMG no YouTube, a partir das 9h.

O evento reunirá o psicólogo e psicanalista Aruã Simanm, da Estratégia Saúde da Família da Prefeitura de Belo Horizonte, e a assistente social e conselheira do Conselho Cearense dos Direitos da Mulher Lucivânia Sousa.

A coordenadora do webinário, professora Deborah Carvalho Malta, do Departamento de Enfermagem Maternoinfantil e Saúde Pública, lembra que as condições de acesso à saúde, à educação, ao lazer, à moradia, ao saneamento básico e ao transporte são cruciais para a determinação do processo saúde-doença. “Pessoas em condição de vulnerabilidade social necessitam de políticas públicas que atendam às suas reais demandas”, enfatiza.

Ainda de acordo com a professora, a construção de políticas para promoção da equidade no Brasil foi possível graças à articulação dos movimentos sociais e à própria consolidação da democracia e do Sistema Único de Saúde (SUS), que tem a equidade como um dos seus princípios.

O webinário Políticas públicas de equidade e combate às iniquidades em saúde é gratuito, e as inscrições poderão ser feitas até 17 de agosto.

Descrição Imagem
Com a Constituição de 1988, o acesso à saúde passou a ser responsabilidade do Estado; SUS surgiu dois anos depois Marcello Casal Jr. | Agência Brasil