Quarta, às 14h: especialista holandês apresenta teorias históricas de técnicas algorítmicas
O Grupo Estudos de Redes Sociotécnicas (R-EST) da UFMG promove, nesta semana, uma conversa com Bernhard Rieder sobre seu novo livro: Engines of order: a mechanology of algorithmic techniques (Motores de ordem: Uma mecanologia e de técnicas algorítmicas). O evento será em português, conduzido pelos professores Carlos d'Andréa, do Programa de Pós-graduação em Comunicação, e André Mintz, da Escola de Belas Artes. O encontro será na quarta, 1º de julho de 2020, a partir das 14h, com transmissão no canal do R-EST no YouTube.
Professor associado de novas mídias e cultura digital da Universidade de Amsterdã, na Holanda, Rieder pesquisa os aspectos teóricos, históricos e políticos do software e desenvolve importantes ferramentas de coleta e análise de dados de plataformas on-line.
Em seu novo livro, o pesquisador aporta contribuições ao campo dos estudos de algoritmos ao consolidar sua longa investigação sobre a constituição cultural, histórica e política do que propõe denominar "técnicas algorítmicas". Bernhard as define como formações históricas que servem como repositórios de conhecimento para a produção do software que hoje atua nos mais diversos contextos como mecanismos de ordenação da informação.
“O livro dele é fruto de longa pesquisa – foram mais de 10 anos trabalhando nele. A obra investiga as técnicas algorítmicas. Por trás de todo esse engajamento em mídias sociais, por exemplo, há técnicas que dão subsídios a isso. É um trabalho histórico para entender quais foram essas técnicas. Ele resgata esse conjunto de coisas para as quais até pesquisadores da área não se atentam”, destaca Carlos d’Andréa, coordenador do grupo.
Ao fazer uma residência pós-doutoral na Holanda, d’Andréa teve contato com Rieder, vinculado ao Departamento onde o professor da UFMG se estabeleceu. “Já conhecia o trabalho dele e de vários outros professores. Foi uma das pessoas que conheci lá. Tivemos bons diálogos. Desde então, venho acompanhando com mais proximidade sua pesquisa. Assim que lançou o livro, pensamos em chamá-lo para uma conversa”, completa.
O link da transmissão será divulgado pelos perfis do R-EST no Instagram e no Twitter (@rest_ufmg).