Evento acadêmico

Quarta, às 14h: fórum discute volta gradual das aulas presenciais e adoção do ensino híbrido

O planejamento para a implantação do Ensino Híbrido Emergencial (EHE) na UFMG será discutido na edição do Fórum de Integração Docente, que ocorre nesta quarta-feira, 21 de julho de 2021, das 14h às 16h, com transmissão pelo canal da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC) no YouTube.

O evento reunirá a reitora Sandra Goulart Almeida, o vice-reitor Alessandro Fernandes Moreira, a pró-reitora de Graduação, Benigna de Oliveira, o pró-reitor adjunto de Graduação, Bruno Teixeira, as professoras Cristina Alvim, coordenadora do Comitê de Enfrentamento do Novo Coronavírus da UFMG, e Andréa Rodrigues Motta, presidente do grupo de trabalho instituído pela Câmara de Graduação para o planejamento do retorno gradual às atividades presenciais.

Os dirigentes vão discutir o documento que traz orientações iniciais para o planejamento da retomada das aulas presenciais na graduação e a adoção do EHE, que vai mesclar atividades remotas com presenciais. “Não há uma data definida para o retorno presencial amplo, mas temos a  expectativa de que seja possível, no segundo período letivo de 2021, ampliar a oferta de atividades presenciais. Nosso foco é o ‘como’, ou seja, vamos estabelecer critérios, diretrizes e parâmetros para essa volta gradual, uma vez que as condições sanitárias são dinâmicas”, afirma a pró-reitora de Graduação, Benigna de Oliveira.

Mobilização
Para a titular da Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino (GIZ), Maria José Flores, o encontro desta quarta-feira vai ampliar as discussões que vêm sendo realizadas por dirigentes de diversas instâncias da UFMG – Reitoria, diretorias de unidades acadêmicas, colegiados de cursos e departamentos. “Esperamos que o fórum contribua para também mobilizar estudantes, servidores técnico-administrativos em educação e professores que não ocupam cargos de gestão. É importante que todos conheçam as diretrizes iniciais propostas e se empenhem no enfrentamento desse desafio. Precisamos nos organizar para dar conta de promover uma retomada segura sem deixar nenhum curso para trás”, defende a professora.

Leia mais sobre as diretrizes em discussão na Universidade em matéria publicada no Portal UFMG.

Descrição Imagem
Estudantes da área de saúde em treinamento presencial para atuação no polo de vacinação contra a covid-19 na Escola de Enfermagem Juliana Marcatto | Enfermagem