Evento acadêmico

Quarta, às 19h: 'UFMG talks' debate segurança cibernética e proteção de dados pessoais

Ver cartaz do evento >

O diário britânico Financial Times publicou uma calculadora curiosa. Ela é capaz de verificar, com base na interação com o internauta, quanto a indústria multibilionária da informação pode pagar pelos dados pessoais.

Engana-se, no entanto, quem pensa que o comércio de dados pode render uma boa bolada. Segundo o Financial Times, os dados da maioria das pessoas valem menos do que um dólar: informações básicas como idade, gênero e localização estão na casa de 0,0005 centavos de dólar. Essa realidade muda quando há interesses mais específicos, como o desejo por um carro novo. Nesses casos, a tabela pode chegar a 0,0021 centavos de dólar. Mas se a pessoa tem problemas de saúde, como pressão alta, ansiedade ou uma leve rinite alérgica, o valor tende a crescer.

Com o aumento da conectividade, eleva-se a circulação de informações. Uma avalanche de dados pessoais circula a cada minuto por meio da internet, e os riscos de quebra da privacidade crescem em igual proporção. Projeções do mundo da tecnologia indicam o crescimento, em dois anos, de cerca de 10% do tráfego de dados em redes fixas e de quase 30% em redes móveis. Esse é, sem dúvida, um dos legados da pandemia de covid-19.

Para garantir os direitos e a proteção dos dados pessoais dos brasileiros, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) entrou em vigor integralmente em agosto deste ano. Ela obriga empresas e governos a manter os usuários informados sobre o tratamento das informações coletadas e prevê sanções para aqueles que não se ajustarem às exigências.

Para conversar sobre segurança cibernética e a importância da proteção de dados, a próxima edição do UFMG talks em casa recebe a professora Michele Nogueira, do Departamento de Ciência da Computação, e o professor Leonardo Parentoni, da Faculdade de Direito.

O encontro será realizado nesta quarta-feira, 29 de setembro de 2021, com transmissão ao vivo, a partir das 19h, no canal da TV UFMG no YouTube e na página da Universidade no Facebook. Após o bate-papo, os convidados responderão a perguntas enviadas pelo público.

Michele Nogueira é professora do Departamento de Ciência da Computação da UFMG, atua nas áreas de redes de computadores e segurança de redes e integra o Conselho Nacional de Proteção de Dados Pessoais e da Privacidade (CNPD). Leonardo Parentoni é professor de Direito Empresarial da UFMG, atua nas áreas de direito, tecnologia e inovação. É procurador federal e membro do Conselho Nacional de Proteção de Dados Pessoais e da Privacidade (CNPD).

Descrição Imagem
Crescimento do tráfego de dados na web é um dos legados da pandemia de covid-19 Pedro Antuña

UFMG Talks em casa
Onde andam os seus dados?
Data: 29 de setembro de 2021, às 19h (quarta-feira)
Convidados: Michele Nogueira e Leonardo Parentoni
Transmissão online pelo canal da TV UFMG no YouTube (youtube.com/tvufmg) e pela página da UFMG no Facebook (fb.com/ufmgbr)

27 a 29 de setembro de 2021