Evento cultural

Questões étnico-raciais e astronomia são temas da última semana do Novembro Negro no Espaço do Conhecimento

Para finalizar o Novembro Negro, mês em que se celebra a consciência negra, o Espaço do Conhecimento UFMG preparou uma programação especial. Haverá oficinas sobre cientistas, brincadeiras educativas sobre o espaço sideral e curiosidades que envolvem questões raciais.

Neste sábado, 25 de novembro, às 14h, o Educação na praça: não quero mais estudar na sua escola que não conta a minha história reunirá os membros do Coletivo Retomadas Epistemológicas e os estudantes da UFMG, Ana Moreira, Amanda Clemente, Luisa Melo, Pedro Lima e Steffane Santos, para uma troca de experiências sobre como educadores tratam questões étnico-raciais em sala de aula. A atividade também pretende esmiuçar o papel da escola na reprodução do racismo e tratar de alternativas de combate ao epistemicídio. As inscrições podem ser feitas em formulário on-line

Atividades astronômicas
A oficina Fases da Lua também será realizada também no sábado, 25, às 15h. Durante a brincadeira, crianças a partir de 7 anos vão aprender a prever a visibilidade da Lua em qualquer dia e horário, saber quando ela nasce e se põe, as fases do satélite natural da Terra e por que ocorrem os eclipses. Serão utilizados modelos em papel e o até o corpo dos participantes para a compreensão dos fenômenos celestes.

A última atividade do mês de novembro no Espaço do Conhecimento, a oficina Coleção de estrelas – no domingo, 26, às 15h – vai estimular a criatividade. Os interessados poderão criar mapas com constelações inventadas. Haverá um espaço no verso de cada mapa para registrar histórias a respeito das formas imaginadas.

Mais informações estão no site do Espaço do Conhecimento.

Descrição Imagem
Oficina 'Coleção de Estrelas' ensinando a criar mapas com constelações Foto: Divulgação | Espaço do Conhecimento UFMG

Novembro Negro
Local: Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700 – Funcionários, Belo Horizonte)