Evento acadêmico

Quinta, às 15h: webinário discute desafios da regulação das nanotecnologias

Ver cartaz do evento >

A nanotecnologia já é uma realidade, e várias aplicações em polímeros, no cimento e em sistemas de sensoriamento já se revelaram viáveis dos pontos de vista econômico e tecnológico. Entretanto, esses novos produtos são seguros para a saúde humana e para o meio ambiente?

Essa pergunta traduz os enormes desafios que envolvem o manuseio de materiais tão pequenos, invisíveis a olho nu, em escala nanométrica. “Antes fazíamos testes em materiais que, a princípio, tinham uma distribuição molar, variavam em peso e volume, medidas que eram suficientes para caracterizar uma concentração. Com os nanomateriais, isso não é relevante”, justifica o professor Ary Corrêa Jr., do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG.

Convidado do webinário que será realizado pelo CTNano nesta quinta-feira, dia 19 de novembro de 2020, a partir das 15h, Corrêa atua em uma frente de pesquisa que dialoga com outras instituições internacionais com o objetivo de definir os protocolos de segurança e testes de toxidade dos nanomateriais, como os que são desenvolvidos e manuseados no CTNano. Sua apresentação será transmitida pelo canal do CTNano no YouTube e pela página da Fundep no Facebook. As inscrições, gratuitas, devem ser feitas na plataforma Sympla.

Uma das características mais desafiadoras dos nanomateriais é a sua diversidade. Um mesmo produto, como os nanotubos de carbono, pode ter cristalinidades e tamanhos diferentes, e os protocolos de segurança precisam prever essa variabilidade nos lotes do material. “Precisamos de um material seguro da produção ao descarte, passando pelo uso. É necessário seguir medidas que garantam a segurança do trabalhador que está lidando com esse tipo de material. E também é preciso definir uma maneira adequada de descarte que não cause nenhum dano ao meio ambiente”, complementa o professor.

CT Nano, dez anos
O webinário desta quinta-feira integra programação comemorativa dos 10 anos do Centro de Tecnologia em Nanomateriais e Grafeno da UFMG, que promoveu, nas últimas semanas, três encontros, um deles sobre a aplicação de nanomateriais em sistemas de sensoriamento, outro sobre a cadeia de valor dos polímeros e outro ainda sobre o cimento Portland nanoestruturado. As gravações dos webinários estão disponíveis no canal do CTNano no YouTube.

Para encerrar a programação comemorativa, o CTNano vai realizar, no dia 26 de novembro, uma mesa-redonda para discutir os avanços das pesquisas em nanotecnologia na UFMG e a construção da ponte entre a Universidade e a sociedade. Participarão a reitora Sandra Regina Almeida Goulart e os professores Evaldo Vilela, Clélio Campolina, Ronaldo Pena e Mauro Borges Lemos, com mediação de Juliana Crepalde, coordenadora executiva de Transferência e Inovação Tecnológica da UFMG.

Descrição Imagem
Prédio do CT Nano no Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC) CT Nano / Divulgação

CTNano 10 anos
Webinário Desafios da regulação das nanotecnologias
Quando? 19 de novembro, às 15h
Convidado: Ary Corrêa Jr.
Onde? Transmissão ao vivo no canal do CTNano no YouTude e na página da Fundep no Facebook
Inscrições gratuitas pela Sympla

18 a 19 de novembro de 2020