Político-administrativo

Recepção de calouros do segundo período letivo

Uma nova vida começa, nesta segunda-feira, dia 30 de novembro de 2020, para os cerca de três mil estudantes aprovados no Sisu 2020 que ingressarão nos cursos de graduação da UFMG no segundo período letivo. A tradicional solenidade de recepção aos calouros, que em semestres anteriores lotava os auditórios da Reitoria e promovia calorosos e festivos encontros e reencontros nos campi Pampulha, Saúde e Montes Claros, será realizada virtualmente e transmitida a partir das 9h, pelo canal da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC) no Youtube.

A programação de recepção aos calouros prevê palestras e, na sequência, uma apresentação do Ars Nova – Coral da UFMG.

As professoras Cláudia Lins Cardoso, da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich), Érica Dumont Pena, da Escola de Enfermagem, e Maria José Batista Pinto Flores, da Faculdade de Educação (FaE), vão tratar de temas como acolhimento, diálogo e cuidados singulares. A definição de ensino remoto emergencial, seus desafios e processos que facilitam a integração dos estudantes à comunidade universitária pelos egressos do primeiro período letivo também serão abordados durante a apresentação.

Mais recepções
Para os calouros do campus Saúde, também nesta segunda-feira, a partir das 14h, haverá aula inaugural on-line, sobre o tema Covid-19: análise do momento atual e medidas de enfrentamento, com o professor Unaí Tupinambás e representantes das unidades parceiras e do Hospital Risoleta Neves. A mediação será da professora Cristina Alvim, que coordena o Comitê Central de Enfrentamento ao Novo Coronavírus da UFMG.

Em Montes Claros, o projeto Diálogos com estudantes inaugura a primeira atividade com os estudantes do ICA. Lançado pelo Programa Integração Docente como mais uma ação de apoio aos estudantes de graduação no desenvolvimento de novas formas de estudar em situações como da pandemia, a programação virtual, que segue até 3 de dezembro, será transmitida pelo canal do ICA no YouTube. Para participar, o estudante precisa fazer inscrição on-line até esta segunda-feira, 30 de novembro, ou até as vagas se esgotarem, optando pelas atividades da programação.

Faculdade de Ciências Econômicas promoverá atividade de recepção aos seus novos alunos na terça-feira, dia 1 de dezembro. A direção fará exposição sobre a Faculdade, e, a seguir, os coordenadores dos colegiados apresentarão os cursos de graduação (a partir das 9h, para os calouros de Ciências Econômicas e de Administração, e, às 19h, para os novos estudantes de Ciências Contábeis). Tanto pela manhã quanto à noite, as apresentações da Diretoria serão transmitidas pelo canal da Face na plataforma YouTube. Já os encontros com os coordenadores de curso terão lugar em salas da plataforma Google Meet, cujos links serão informados ao fim das apresentações da Diretoria.

A Diretoria de Ação Cultural (DAC) também dedicará a apresentação do Circuito Cultural, na quarta-feira, 2 de dezembro, aos novos estudantes. A cantora Bárbara Barcelos, que é estudante do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), fará um show às 19h.

Descrição Imagem
Recepção de calouros no auditório da Reitoria em 2014: por causa da pandemia, evento neste ano será realizado a distância Lucas Braga / UFMG