Evento acadêmico

Reflexões sobre democracia, IA e desinformação marcam abertura da Semana do Conhecimento nesta segunda

Tem início, nesta segunda-feira, 23 de outubro, a programação da Semana do Conhecimento UFMG 2023. Logo pela manhã, a partir das 9h30, será realizada a cerimônia de abertura da 32ª edição do evento, que terá duas atividades sobre inteligência artificial e democracia. Na primeira delas, o professor Nivio Ziviani, do Departamento de Ciência da Computação (DCC), ministra a palestra Inteligência artificial e democracia: navegando pelas fronteiras do desenvolvimento tecnológico.

Na sequência, às 10h30, a mesa Desafios da desinformação para a democracia reúne os professores Marco Antônio Sousa Alves, da Faculdade de Direito, e Geane Alzamora, do Departamento de Comunicação Social da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich). A mediação será feita pela professora Fábia Lima, diretora do Centro de Comunicação (Cedecom) e integrante do Programa UFMG de Formação Cidadã. Ambas as mesas serão no auditório 101 do Centro de Atividades Didáticas 3 (CAD3), no campus Pampulha.

Exposições e debates
As tradicionais exposições de banners, contendo informações de pesquisas e projetos desenvolvidos na Universidade, terão início às 8h, momento em que o hall da Faculdade de Farmácia, no campus Pampulha, recebe a apresentação de cartazes de divulgação das linhas de pesquisa do Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas. No mesmo horário, será realizada mesa-redonda com o tema Inclusão da pessoa com deficiência no âmbito universitário.

A partir das 9h, a Faculdade de Farmácia recebe a projeção em vídeo das atividades de extensão da Unidade. Ainda haverá projeção e exposição de banners de atividades e pesquisas do Programa de Pós-graduação em Análises Clínicas e Toxicológicas, também sediado na Faculdade de Farmácia. As atividades seguem até a sexta-feira, 27 de outubro, sempre até as 18h30. Às 10h, haverá visita guiada ao Centro Colaborador do SUS para Avaliação de Tecnologias e Excelência em Saúde (CCTAES) e ao Laboratório de Farmacogenômica, com apresentação dos serviços prestados pelos órgãos e dos projetos de pesquisa em andamento. A atividade se repete às 18h30.

Composição
A Semana do Conhecimento UFMG 2023 reúne a 32ª Semana de Iniciação Científica e o 13º Seminário de Iniciação Científica Júnior, promovidos pela Pró-reitoria de Pesquisa (PRPq), o 26º Encontro de Extensão e a mostra virtual Pesquisa e extensão na Rede de Museus, organizados pela Pró-reitoria de Extensão (Proex), a 27ª Semana de Graduação, realizada pela Pró-reitoria de Graduação (Prograd) e a 13ª Jornada de Apresentação do Conhecimento Produzido pelos Servidores, a cargo da Pró-reitoria de Recursos Humanos (PRORH).

A programação inclui ainda o 6º Encontro de Mobilidade Internacional, organizado pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI), e o 8º Seminário do Programa de Apoio à Inclusão e Promoção da Acessibilidade (Pipa), promovido pelo Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI).

O evento prossegue até sexta-feira, dia 27. Leia mais sobre a Semana, que é uma espécie de vitrine da produção científica da Universidade, em matéria publicada no Portal UFMG.

Descrição Imagem
. Divulgação