Evento acadêmico

Relações entre obras audiovisuais e literárias são tema de seminário internacional no Santuário do Caraça

Conferências, palestras, mesas-redondas e oficinas de música, artes e cerâmica compõem a programação do 4º Seminário Docere, delectare et movere: sonhos, ficções e (ir)racionalidades, agendado para o período de 15 a 19 de fevereiro de 2024, no Complexo Cultural do Santuário do Caraça, localizado em Catas Altas, a cerca de 120 quilômetros de Belo Horizonte.

Promovido pelo Grupo de Pesquisa Retorar, vinculado à Faculdade de Letras (Fale) e à Fafich, o encontro terá 43 convidados do Brasil e do exterior. Os interessados em assistir ao seminário e receber um certificado devem fazer sua inscrição até 10 de fevereiro, por meio de mensagem (com nome, email e CPF) para retorarufmg@gmail.com. O número de vagas é limitado pela lotação do auditório do Centro de Convenções (90 pessoas) e também de vagas na Pousada do Caraça.

Retórica visual
Os seminários Docere, delectare et movere promovem discussões sobre as relações entre obras audiovisuais (filmes, sobretudo) e literárias, segundo a perspectiva da retórica visual – campo que é bem mais complexo que a mera manipulação de imagens por televisão, celular, cinema ou outros dispositivos do gênero.

Segundo texto no site do evento, “é desnecessário justificar (ou defender) a importância e a penetração que a sétima arte tem na cultura contemporânea, bem como suas conexões com a tradição literária e iconográfica que a precede e com a cultura e a política de seu tempo”.

A cada edição do seminário, termos e conceitos-chave são escolhidos e propostos aos convidados, bem como alguns textos fulcrais nos quais eles aparecem ou foram mesmo forjados. Para essa quarta edição, "sonho", "ficção", "racionalidade" e "irracionalidade" são o ponto de partida para a reflexão e o debate interdisciplinar, reunindo pesquisadores das áreas de letras modernas e clássicas, filosofia, história, teatro, psicologia, música e arqueologia.

No site do evento, estão as informações importantes sobre a participação.

Descrição Imagem
Santuário do Caraça abriga os eventos do seminário 'Docere, delectare e movere' Foto: Ricardo Mendes | Turismo de Minas

6 a 10 de fevereiro de 2024

Santuário do Caraça