Evento cultural

‘Saberes em transe’ é o tema do último dia do Festival de Verão UFMG

Neste sábado, 12 de fevereiro de 2022, encerram-se as atividades do 16° Festival de Verão UFMG. O evento, que discute os desdobramentos da Semana de Arte Moderna de 1922, é transmitido pelo canal da Diretoria de Ação Cultural da UFMG no YouTube.

O último dia do festival é regido pelo tema Saberes em transe, e o objetivo é reconhecer a multiplicidade dos conhecimentos que tornam a nossa sociedade complexa e plural, buscando os seus movimentos e trânsitos em perspectiva descolonizadora.

Na abertura da programação do sábado, o professor Maurício Campomori, diretor da Escola de Arquitetura, fará a palestra Sobre beleza e possibilidades de salvar o mundo. A atividade, que se iniciará às 18h, será mediada pelo diretor de Ação Cultural da UFMG, Fernando Mencarelli.

Às 19h, roda de conversa reunirá os professores César Guimarães, da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich), e Luis Alberto Brandão, da  Faculdade de Letras (Fale), o mestrando em antropologia da etnia Xakriabá Edgar Kanaykõ Xakriabá e a poeta Sônia Queiroz. Essa atividade também será mediada por Mencarelli.

Para o encerramento, será transmitido o videodocumentário MEC — Movimento em cena. O filme, que amplia e aprofunda a mostra coreográfica Direito à cultura nas quebradas, realizada no Festival de Verão UFMG de 2021, o filme tem participação de artistas da cena da dança em Belo Horizonte.

O vídeo, lançado durante o Ciclo Cultura, Juventudes e Direitos, do Circuito Cultural UFMG, reúne 14 artistas.

Mais informações sobre a programação podem ser encontradas no site do evento.

Descrição Imagem
O mestrando em antropologia e integrante da comunidade indígena Xakriabá do estado de Minas Gerais, Edgar Kanaykõ, é um dos participantes da roda de conversa realizada neste sábado Divulgação | Festival de Verão UFMG