Evento cultural

Sarau improvisado é a atração de hoje no Conservatório

Professores e alunos da Escola de Belas Artes da UFMG (EBA) apresentarão, no próximo Sarau do Conservatório UFMG, peças improvisadas que dialogam com suas artes. O evento, gratuito e aberto ao público, está agendado para terça-feira, 13 de junho de 2023, às 19h30.

A atividade terá improvisações livres e apresentação de obras com sensores e instrumentos musicais aumentados, criados na UFMG. Está prevista também a criação, de improviso, de trilha musical para filmes produzidos por estudantes da Universidade. O sarau reunirá os professores da UFMG Raquel Pires Sérgio Freire e Fernando Rocha.

Os filmes foram selecionados por Mariana Amador e Jéssica Cerveira, do Entremeios, cineclube da EBA. As peças improvisadas deverão explorar sentidos da experiência audiovisual. A última performance do Sarau será o jogo musical Cobra, do compositor norte-americano John Zorn. Ele é formado por cartas que propõem um sentido musical específico que os músicos devem seguir ao improvisar.

Trajetórias
Raquel Pires é bailarina, improvisadora, professora e pesquisadora. Por oito anos, ela dançou no Grupo 1º Ato, de Belo Horizonte, e se apresentou em cidades do Brasil e do exterior. Em 1995, Raquel se mudou para Nova York, onde morou por 15 anos. Lá, ela se especializou na Técnica Alexander pelo Institute of Research Development and Education in the Alexander Technique. Graduada em Artes Liberais pela Adelphi University e mestre em Dança Educação pela New York University, ambas nos Estados Unidos, Raquel é professora do curso de Dança do Departamento de Artes Cênicas da EBA, nas áreas de improvisação, práticas corporais e educação somática.

Sérgio Freire, mestre pelo Instituto de Sonologia de Haia, na Holanda, é professor da Escola de Música da UFMG nos campos da composição, orquestração e sonologia. Desde 1998, coordena o Laboratório de Performance com Sistemas Interativos (Lapis). Seus principais interesses acadêmicos e artísticos estão relacionados às diferentes formas de interação entre a prática musical acústica e os novos meios tecnológicos.

Fernando Rocha, doutor pela McGill University, no Canadá, é professor da UFMG e pesquisa música eletrônica mista. Como intérprete, ele estreou mais de 50 obras em colaboração com os compositores Douglas Boyce, Lewis Nielson, Almeida Prado, Silvio Ferraz, Roberto Victorio, Sérgio Freire, Maurício Dottori, Alexandre Lunsqui, Nicolas Gilbert, Brian Cherney, D. Andrew Stewart, Geof Holbrook, João Pedro Oliveira e Daniel Blinkhorn. Já se apresentou em festivais de música no Brasil, Chile, Uruguai, Canadá, em Portugal, na Argentina, França, Alemanha e nos Estados Unidos. Atualmente, Fernando integra do Duo Qattus, com a celista Elise Pittenger, e do grupo de música contemporânea Plurisons.

1. Improvisação 1: dança e música
2. Filme: Micros macros (2023), de Victória Correa e Sabrina Arantes (música ao vivo)
3. Filme: Vazio (2022), de Gabriel Brescia (música ao vivo)
4. Pandagora: improvisação interativa em torno de uma caixa-clara, com Sérgio Freire, Raquel Cavalcanti, Adolfo Henriquez, Caio Campos e Rômulo Ramos