Evento acadêmico

Segurança pública é o tema do 'UFMG Talks em casa' desta terça

Ver cartaz do evento >

"Dizem que ela existe para proteger / Eu sei que ela pode te parar / Eu sei que ela pode te prender / Polícia para quem precisa de polícia". Os versos da canção Polícia, do grupo Titãs, do terceiro álbum da banda, Cabeça dinossauro, de 1986, são provocativos. As frases, afirmativas na forma, transmutam-se em indagação: Quem precisa de polícia? Quando a polícia se faz precisa? Ao mesmo tempo, manifestam a dúvida do autor, o músico e escritor Tony Bellotto: "Polícia, para quem?"

Na próxima edição do UFMG Talks em casa, os professores Ludmila Ribeiro, do Departamento de Sociologia e Antropologia, e José Luiz Quadros, da Faculdade de Direito, vão tratar do papel das forças de segurança e os desafios enfrentados pelos policiais durante a pandemia do novo coronavírus: o aumento da violência doméstica e a necessidade de fechar estabelecimentos comerciais e impedir a circulação de pessoas em todos os lugares. Os convidados também debaterão o aumento do encarceramento e a produção de estudos para auxiliar a proposição de políticas públicas. 

Ludmila Ribeiro é pesquisadora do Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública (Crisp), onde coordena pesquisas sobre homicídios, políticas de segurança pública, policiamento e justiça criminal. Professor do Departamento de Direito Público, José Luiz Quadros foi procurador geral da UFMG e atua principalmente nas áreas de plurinacionalidade, diversidade, democracia, federalismo, direitos humanos, poder, ideologia e constituição.

O UFMG Talks em casa sobre segurança pública será realizado nesta terça-feira, 6 de outubro, a partir das 19h, com transmissão ao vivo no canal da TV UFMG no YouTube e na página da UFMG no Facebook. Após a apresentação, os convidados responderão a perguntas enviadas pelo público.

Descrição Imagem
Protesto de moradores da Favela de Paraisópolis, em São Paulo, contra a violência policial Elineudo Maia / Fotos Públicas / CC BY-NC 2.0