Evento acadêmico

Palestra sobre a Lei Brasileira de Inclusão é o destaque de hoje da Semana de Saúde Mental

A programação da Semana de Saúde Mental e Inclusão Social chega, nesta quinta-feira, 19 de maio de 2022, ao seu penúltimo dia com programação densa e diversa. As atividades começam com a exposição Troncos, raízes e Guimarães Rosa: uma metáfora da vida. Também disponíveis on-line, as fotos de Maria Aparecida Miranda da Silva, psicóloga da Faculdade de Medicina da UFMG, são expostas junto com frases do escritor João Guimarães Rosa no Corredor da Memória, no andar térreo da Unidade. A mostra permanece até 20 de maio, das 8h às 17h, com entrada livre.

Às 9h, o projeto Aulas abertas, do Centro Cultural UFMG, apresenta o curta-metragem Leitura bidimensional sobre o Hospital Colônia de Barbacena, de Clébio Maduro, disponível aqui. Às 10h, o Pílulas literárias, do núcleo de criação e pesquisa Sapos e afogados, exibe três curtas produzidos durante a quarentena em 2020. Elo, de Micha Guedes; Presa em meu endereço, de Viviane Ferreira, e Segredo, de Theo Antolin.

Na parte da tarde, a Comissão Permanente de Saúde Mental (CPMS) promove palestra com o tema Construção permanente e coletiva da política de saúde mental: resultados e perspectivas. A atividade começa às 14h, no auditório da Reitoria. Às 15h29, pela plataforma Zoom, terá início a mesa-redonda Saúde mental na educação básica: Possibilidades e desafios

Às 16h30, pelo canal da Proex no YouTube, o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da UFMG promove palestra sobre Lei Brasileira de Inclusão – de onde viemos, onde estamos e para onde vamos. A convidada é Izabel Maior, professora aposentada da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e secretária nacional de Promoção dos Direitos Humanos da Presidência da República no período de 2019 a 2011. A moderação ficará a cargo da professora Daniela Vaz, do Departamento de Fisioterapia e da Formação Transversal em Acessibilidade e Inclusão da UFMG.

Chá de plantas medicinais
Às 17h, será iniciada a mesa-redonda O movimento da Faculdade de Educação pelo acolhimento e qualidade de vida universitária, iniciativa da própria FaE. O evento terá lugar no Jardim Mandala (Rua Fernando Melo Viana, 180-226 – Pampulha) e será aberto pela professora Vanessa Ferraz Almeida Neves, vice-diretora da Unidade. O encerramento terá exercício de relaxamento e chá de plantas medicinais.

A última atividade do dia, com início às 19h, será o evento Mal-estar nas universidades e a saúde mental de estudantes e trabalhadores. Para participar – remotamente, na plataforma Sympla –, é necessário fazer inscrição prévia. Os convidados são Heribaldo Maia, mestrando em Filosofia na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e criador do MímesisCast, podcast que produz conteúdos na área de humanidades, e Bruno Bechara, professor adjunto do Departamento de Terapia Ocupacional da UFMG. O evento será

Veja a programação da Semana e acesse o perfil da Pró-reitoria de Extensão no Instagram para mais informações.

Descrição Imagem
Semana de Saúde Mental 2022 Criação Cedecom