Oportunidades

Sexta, às 14h30: UFMG e Fhemig promovem seminário sobre uso de drogas e redução de danos

No próxima sexta, 13 de maio, das 14h30 às 16h30, será realizado o seminário Álcool e outras drogas: uma abordagem de redução de danos, organizado pela UFMG e pela Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) como parte de convênio de cooperação mútua entre as duas instituições para a realização de estágios curriculares obrigatórios.

O evento, apesar de destinado prioritariamente aos servidores da Fhemig, é aberto a qualquer interessado e será transmitido on-line. Haverá tradução em libras, e não é necessária inscrição prévia. Para receber o certificado, os participantes deverão preencher o formulário de inscrição durante o evento. Os servidores da Fhemig que não tiverem condição de participar no dia 13 poderão assistir posteriormente ao seminário na plataforma EaD da fundação.

As palestrantes serão a professora Janaína Soares, do Departamento de Enfermagem Aplicada da UFMG, e a enfermeira Marcela Ferreira Corrêa, da Fhemig. A mediação será feita pela professora Fabiane Ferreira, diretora de Mobilidade, Estágios e Bolsas da Pró-reitoria de Graduação (Prograd) da UFMG.

Convênio
Os seminários são ofertados como contrapartida à aquisição, por parte da UFMG, de  campos de estágio em chamada pública feita pela Fhemig. Segundo Tatiana Anjos, coordenadora de Estágios e Extensão da Fundação, “pôde-se firmar uma parceria na qual a Fhemig contribui com a formação dos alunos da UFMG, e a Universidade torna disponível o conhecimento de seus docentes para atualização e aprimoramento dos nossos servidores, por meio de cursos”, diz.

Para este ano, estão previstos quatro seminários. Dois deles terão a temática da saúde mental e serão realizados no primeiro semestre; os outros dois tratarão da saúde do trabalhador e estão programados para o segundo semestre.

O pró-reitor de Graduação da UFMG, Bruno Otávio Soares Teixeira, informa que a parceria entre as instituições contempla os cursos de Medicina, Farmácia, Terapia Ocupacional e Nutrição. Os campos de estágio ofertados pela Fhemig abrangem pronto atendimento e internação pediátrica, análises clínicas laboratoriais e farmácia hospitalar, unidades de emergência e unidades produtoras de refeições, entre outros ambientes hospitalares. “O convênio é muito importante para a UFMG, especialmente para os cursos de Ciências da Saúde, na perspectiva de se ampliar a relação entre a Universidade e a sociedade”, afirma.

Descrição Imagem
Evento integra ciclo de seminários de convênio entre UFMG e FHEMIG Divulgação