Evento acadêmico

Sexta, às 9h: webinar com professora do ICA apresenta iniciativa de produção sustentável de carvão vegetal

O Sistema Fornos-Fornalha, do projeto Siderurgia Sustentável, instalado no campus do Instituto de Ciências Agrárias (ICA) da UFMG, será apresentado na sexta-feira, 10 de julho de 2020, no evento on-line Lapem Talks. O webinar Sistema Fornos-Fornalha: UD/Projeto Siderurgia Sustentável contará com a participação da professora Talita Baldin, do curso de Engenharia Florestal, e será transmitido a partir das 9h, pelo canal do laboratório no Youtube.

O objetivo do evento é compartilhar informações sobre o sistema Fornos-Fornalha desenvolvido pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) para pequenos e médios produtores de carvão vegetal. A iniciativa é desenvolvida por meio do Programa Siderurgia Sustentável, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD Brasil), com a implementação de uma unidade demonstrativa do sistema no campus da UFMG em Montes Claros.

No webinar, que integra série de capacitações sobre carvão vegetal realizadas ao longo da semana, serão discutidos aspectos técnicos e operacionais inerentes à qualidade da madeira, controle da carbonização por pirometria, resfriamento de fornos de alvenaria, qualidade do carvão e implicações ambientais de sua produção. "A tecnologia do sistema Fornos-Fornalha para carbonização de madeira possibilita a máxima produção de carvão vegetal, com qualidade e baixa emissão de poluentes", explica Talita Baldin, que compõe a equipe técnica do ICA envolvida no Projeto Siderurgia Sustentável. O grupo também reúne os professores Edy Eime Pereira Baraúna, Fernando Colen e Sidney Pereira, as estudantes Vaniele Bento (pós-graduação), Maria Tereza Mendes Soares (graduação) e os alunos integrantes do Grupo de Estudos em Tecnologia da Madeira (Getem).

O evento é aberto a produtores de carvão vegetal, agricultores familiares, técnicos de extensão rural, estudantes e professores das áreas de ciências agrárias, siderúrgica e agentes de fomento. O webinar é organizado pelo Laboratório de Painéis e Energia da Madeira (Lapem) da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

(Com Assessoria de Comunicação do ICA)

Descrição Imagem
Tecnologia do sistema Fornos-Fornalha para carbonização de madeira possibilita a máxima produção de carvão vegetal Amanda Lélis | ICA