Evento acadêmico

Sexta, às 15h: webinário apresenta rede de monitoramento do coronavírus no esgoto de seis capitais

Em webinário na próxima sexta-feira, 16 de abril de 2021, será apresentada a Rede de Monitoramento Covid Esgotos, coordenada pelo INCT Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) Sustentáveis, sediado na UFMG. O encontro ocorrerá das 15h às 17h, com transmissão pelo YouTube.

O projeto da rede representa a expansão de projeto-piloto de vigilância epidemiológica realizado em Belo Horizonte desde 2020 e inclui, além da capital mineira, Fortaleza, Recife, Brasília, Rio de Janeiro e Curitiba. O financiamento está a cargo da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), responsável pelo projeto-piloto junto com o INCT ETEs Sustentáveis.

O coordenador do INCT, professor Carlos Chernicharo, da Escola de Engenharia da UFMG, fará exposição sobre a concepção da rede de monitoramento, e a professora Juliana Calábria, colega de Chernicharo no Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental (Desa), vai apresentar os resultados e aprendizados de 11 meses do projeto-piloto em Belo Horizonte, que ela coordenou.

O encontro vai reunir também diretores da ANA, representantes do Ministério da Saúde, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e das cinco universidades que se juntam à UFMG na gestão da rede: a Universidade de Brasília (UnB) e as federais do Ceará, de Pernambuco, do Rio de Janeiro e do Paraná – esta última atua em parceria com o Instituto Superior de Administração e Economia (Isae).

Descrição Imagem
Estação de tratamento de esgoto em Curitiba, uma das capitais que integram a nova rede Divulgação