Evento cultural

Show de Titane e Makely Ka encerra 53º Festival de Inverno

Ver cartaz do evento >

Os fundamentos que perpassam as tradições do congado mineiro e, em especial, sua musicalidade, são tema da oficina que abre o último dia do 53º Festival de Inverno UFMG. A atividade Criação em diálogo com a tradição: A Barca encontra mestres do congado reunirá, neste sábado, 31 de julho de 2021, a partir das 15h, os Mestres Dirceu Ferreira e Luiza Ferreira, da comunidade quilombola Irmandade de Nossa Senhora do Rosário de Justinópolis, e o grupo musical A Barca, que já percorreu todo o Brasil registrando manifestações musicais de cultura popular.

Às 17h, a primeira roda de conversa do dia abordará as texturas sonoras exibidas durante a programação do evento. As produções, que mesclaram música, literatura, narrativas orais e sons da paisagem, associaram passagens de O recado do morro, obra de Guimarães Rosa, aos cantos e rituais da região de Cordisburgo, Jequitibá e entorno.

Participam da conversa o professor Sérgio Bairon, da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (USP) e responsável pela montagem das texturas, o doutor em Literatura e professor do Cefet-MG Roniere Menezes e a leitora no Departamento de Espanhol e Português na Universidade de Princeton, Marília Librandi.

Em seguida, às 18h30, o encontro Processos criativos decoloniais propõe uma conversa sobre performances e ritualidades negras. O bate-papo reunirá a artista, escritora e psicóloga Castiel Vitorino, a produtora cultural, atriz, e pesquisadora de gênero Juhlia Santos e o cineasta Jack Diniz. A mediação será feita pelo professor Marcos Alexandre, da Faculdade de Letras.

Às 19h30, o ciclo de rodas de conversas será encerrado com o Sentimentos de brasis em cena encerra. No encontro, o professor Ernani Maletta, da Escola de Belas Artes, convida a atriz paraibana Zezita Matos e o diretor e dramaturgo Jota Dangelo para uma discussão sobre o papel do teatro na orientação de seus percursos pessoais e profissionais.

Encontro musical
A intérprete Titane e o músico e letrista Makely Ka reencontram-se às 21h no palco do Conservatório UFMG para apresentar canções que dialogam com a obra e o universo musical e literário do escritor João Guimarães Rosa e do compositor Elomar Figueira Melo.

A apresentação é parte da série Conversas musicais do Conservatório, na qual os artistas dialogam sobre a experiência de suas viagens e imersões no sertão de Minas e da Bahia. Os músicos também vão apresentar canções inéditas que vão figurar em seus próximos trabalhos.

A programação está disponível no site do Festival. As atrações do último dia serão transmitidas pelo canal Cultura UFMG no YouTube.

Descrição Imagem
Titane: diálogo entre os universos de Guimarães Rosa e Elomar Luiza Palhares