Evento acadêmico

Sírio Possenti ministra aula magna na Faculdade de Letras

Ver cartaz do evento >

O linguista e professor da Unicamp, Sírio Possenti, abre no sábado,31 de agosto, aula magna do projeto Letras Debate. A atividade começa às 10h, no Auditório 1007 da Faculdade de Letras da UFMG.

Possenti é linguista com  reconhecida trajetória. No Instituto de Estudos da Linguagem da universidade paulista, desenvolve trabalho de ensino e pesquisa de análise do discurso, com especial ênfase para o humor.

Ele é um crítico do modo limitado com que frequentemente as línguas são apreciadas, “quase exclusivamente de uma ótica normativa, com ênfase excessiva nas regras que caracterizam ‘erros’ e ‘acertos’”, conforme menciona reportagem da revista Ciência Hoje.

Tema

Em sua aula magna na UFMG, o linguista vai tratar da temática 'Leitura: sugestões práticas'. O estudo de textos e análise de discursos nas escolas é baseado em discussões acerca de um material que quase sempre possui características “dominantes e constitutivas”.

Para demonstrar como isso ocorre, Sírio Possenti irá analisar um conjunto de textos curtos – como poemas, textos humorísticos, jornalísticos etc. – nos quais a recorrência a um “discurso científico (da verdade)” é notória, mas que, para o linguista, “não adianta ter uma boa teoria se o material lido é uma droga”.

Inscrições

As inscrições podem ser feitas pelo link http://bit.do/e38Gg e, aos inscritos, será conferido um certificado, desde que assine a lista de presença até às 10h30 no dia do evento, para a retirada do mesmo, em até cinco dias úteis, por este link. Os certificados são válidos para todos os inscritos, inclusive, visitantes.

Descrição Imagem
Leitura é o foco de aula magna na Faculdade de Letras Lucas Braga/UFMG